Folha de S. Paulo


Luxemburgo é demitido do Grêmio após 16 meses e nenhum título

Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador do Grêmio. A saída do técnico e do preparador físico Antônio Mello foi anunciada neste sábado antes do jogo-treino do contra o Caxias.

Em entrevista coletiva, o presidente Fábio Koff disse que a demissão veio "na hora certa" e foi provocada por "diversos motivos". Inicialmente, o auxiliar e ex-jogador Roger ficará no comando.

Sobre o novo treinador, o dirigente preferiu cautela. "Esta é uma decisão será tomada em conjunto durante a semana, com calma e tranquilidade, analisando o mercado. Nós temos mais 16 meses de mandato e grandes fatos estão mudando a história do clube. Por enquanto, o Roger vai responder pela equipe, o que me dá tranquilidade, pois ele conhece o grupo e o grupo gosta dele. A sequência do trabalho não sofrerá nenhum prejuízo, seja pelo trabalho interino do Roger ou pelo anúncio de um novo treinador", afirmou.

Luxemburgo estava no Grêmio desde fevereiro do ano passado. Ele foi contratado na época para substituir Caio Júnior. Neste período, não conquistou títulos. Em 2012, foi eliminado nas semifinais da Copa do Brasil, caiu nas quartas de final da Copa Sul-Americana e sequer chegou à final do Campeonato Gaúcho.

Nesta temporada, o treinador ficou novamente fora das finais do Gaúcho --caiu nas quartas de final da Taça Piratini e na semifinal da Taça Farroupilha --e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores após conseguir a classificação somente na última rodada.

Em novembro, o treinador renovou contrato com a equipe gaúcha por duas temporadas.

No entanto, Luxemburgo sofreu muitas críticas por parte da torcida. Desde a eliminação na Taça Libertadores da América para o Santa Fé em maio, o treinador estava na corda bamba. Porém, Koff manteve o técnico.

Luxemburgo teve a maioria dos seus pedidos atendidos pelos dirigentes. O time contratou os atacantes Barcos e Vargas, além do lateral esquerdo André Santos e do zagueiro Cris.

Assim que foi mantido no cargo, Luxemburgo declarou que o Grêmio tinha a obrigação de brigar pelos títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil.

Ele deixa o Grêmio na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, com oito pontos.

A equipe volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Atlético-PR fora de casa.

Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: