Folha de S. Paulo


Preciso me adaptar ao Bayern, diz Guardiola ao se apresentar ao clube alemão

Ao ser apresentado nesta segunda-feira como o novo treinador do Bayern de Munique, o espanhol Josep Guardiola disse ser um novo desafio em sua carreira e espera manter o mesmo nível do alemão Jupp Heynckes, que na última temporada conquistou pelo clube alemão a tríplice coroa --Campeonato nacional, Copa da Alemanha e a Champions.

"Estou preparado. Para mim, é um novo desafio estar aqui. Meu período no Barcelona foi fabuloso, mas eu tinha a necessidade de um novo desafio. O Bayern me ofereceu esta oportunidade", disse durante a entrevista coletiva, na qual falou em alemão diversas vezes. Ele pediu paciência quanto ao que esperar de sua passagem na Alemanha.

"O primeiro é procurar manter o alto nível que a equipe teve com Jupp Heynckes."

Para o ex-treinador do Barcelona, poucas modificações devem ser feitas em uma equipe vitoriosa como foi a do Bayern na última temporada.

"Preciso me adaptar 100% aos jogadores e me ajustar as suas qualidades. Os atletas do Barcelona eram diferentes dos do Bayern. Preciso me adaptar, pouco importa o sistema", afirmou.

Guardiola também revelou que espera conversar com Heynckes para obter informações e a opinião do alemão sobre a equipe bávara.

"Tenho um grande respeito, não apenas pelo que fez na última temporada, mas por toda a sua carreira como treinador", declarou o espanhol, que viveu por um ano em Nova York após dirigir o Barcelona por quatro temporadas e conquistar 14 títulos.

"É um dos maiores clubes do mundo, e as pessoas que administram o clube sabem como fazê-lo bem, e decidiram me chamar. Às vezes, você assume um clube em queda... como no meu primeiro ano como técnico profissional. Agora a situação é completamente diferente. Que bom que é diferente", disse ele, ao lado de dirigentes do clube alemão.


Endereço da página:

Links no texto: