Folha de S. Paulo


Com exercício inédito, Zanetti leva ouro na Copa do Mundo

Atual campeão olímpico, o ginasta brasileiro Arthur Zanetti conquistou a medalha de ouro nas argolas na etapa da Copa do Mundo de Anadia, em Portugal, neste sábado, com a nota 15.800.

O chinês Mingyong Yan levou a prata (15.750) e o argentino Federico Molinari ficou com o bronze (15.550).

Arthur decidiu mostrar o novo exercício que incorporou à sua série e que agora será avaliado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para entrar no código de pontuação. Na competição portuguesa, o elemento foi fixado como grau de muita dificuldade (E).

Se homologado pela FIG, poderá entrar para o código com o nome Zanetti.

"Eu gostei muito da minha prova da final. Achei que foi melhor do que na qualificatória. A competição estava muito forte, com notas muito próximas. Por isso, fiquei contente com o ouro", disse Zanetti por meio de sua assessoria de imprensa.

Agora, Zanetti vai com a seleção brasileira para Berlim, na Alemanha. A Universíade de Kazã, na Rússia, em julho, será a próxima competição.

O ginasta, que estuda Educação Física, vai tentar o bicampeonato universitário. "Vai ser muito bom para os ginastas brasileiros o camping na Alemanha porque eles vão ver o que é a ginástica alemã. É muito forte. Para eles e para mim também vai ser uma experiência boa", afirmou Zanetti.

Osvaldo F./Divulgação/Contrapé
Zanetti apresenta novo elemento e garante o ouro no mundial
Zanetti apresenta novo elemento e garante o ouro no mundial

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA

Diego Hypólito conquistou o ouro no solo com 15,375. No mesmo aparelho, Arthur Mariano também fez uma boa apresentação e terminou com o quarto lugar, com 15,050. O segundo colocado foi o alemão Mathias Fahrig, com 15,175, e o terceiro foi o norte-americano Samuel Mikulak, com 15,100.

No salto feminino, o Brasil subiu ao pódio duas vezes, com Jade Barbosa conquistando o ouro, com 14,825, e Adrian Gomes o bronze, com 14,112. A prata ficou com Oksana Chusovitina, do Uzbequistão, com 14,512.


Endereço da página:

Links no texto: