Folha de S. Paulo


Surpresa positiva dos Spurs na temporada, Splitter tem atuação apagada nas finais

O pivô Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, esteve muito perto de se tornar o primeiro brasileiro a vencer um título da NBA, mas, assim como Anderson Varejão em 2007, com o Cleveland Cavaliers, perdeu na final.

Splitter foi uma surpresa positiva para a franquia do Texas na temporada regular. Em dezembro do ano passado, ganhou a vaga de titular e não saiu mais. Porém, o seu desempenho na série final contra o Miami Heat ficou muito abaixo do mostrado ao longo do campeonato.

O brasileiro jogou as primeiras quatro partidas como titular, mas foi sacado pelo técnico Gregg Popovich no quinto jogo --foi substituído pelo argentino Manu Ginóbili.

Contra o Heat, Splitter jogou 17,2 minutos em média. Na temporada regular, atuou 24,7 minutos. Contra Udonis Haslem e Chris Bosh, Splitter levou a pior.

Teve um aproveitamento de arremesso de apenas 44% nas finais e pegou 2,3 rebotes por jogo, enquanto na temporada regular acertou 56% dos seus arremessos de quadra e pegou 6,4 rebotes. Splitter viu ainda a sua média de pontos despencar --de 10,3 da temporada regular para 5,3 nas finais.

Um desempenho muito abaixo também se comparado com a série da final da Conferência Oeste, contra o Memphis Grizzlies, quando Splitter jogou em média 26 minutos e chegou a ter 68% de aproveitamento dos arremessos de quadra e média de 8,8 pontos nos quatro jogos da série.

No jogo da noite desta quinta-feira, em Miami, Splitter jogou apenas quatro minutos e marcou só dois pontos, enquanto o ala/pivô e ídolo do time Tim Duncan esteve em quadra por 43 minutos e fez 24 pontos.

Outro jogador que não teve uma série para relembrar é o ala argentino Manu Ginóbili. O jogador, que ganhou a vaga de Splitter na partida cinco da série final, até que brilhou nesse jogo ao marcar 24 pontos, mas, nos outros, ficou abaixo do que se esperava, principalmente por ser um integrante do "Big Three" (os três grandes, formado por Ginóbili, Duncan e Tony Parker).

O argentino, que já cogitou a possibilidade de se aposentar, teve um aproveitamento de apenas 21% nas bolas de três nesta série final e marcou em média 10.5 pontos por jogo, abaixo da sua média na temporada regular, que foi de 11,8 pontos.

Na partida sete, fez 18 pontos, mas ficou devendo, principalmente, nos jogos dois, três e quatro, que, somados, acumulou 17 pontos.


Endereço da página:

Links no texto: