Folha de S. Paulo


Campeonato Paulista deve começar em 15 de janeiro

O Campeonato Paulista deve começar em 15 de janeiro e terminar em 11 de maio de 2014. É o que consta de uma apresentação da FPF (Federação Paulista de Futebol) aos clubes e ao Sapesp (Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo), prevista para agosto deste ano.

Tal como revelou Marco Polo Del Nero ao final do último estadual, a ideia é que a competição não tenha mais quartas de final. Assim, apenas os quatro melhores colocados na primeira fase --disputada por pontos corridos e turno único-- avancem ao mata-mata.

Diferentemente da versão 2013, a proposta é para que as semifinais ocorram em dois jogos, tal como as finais. A vantagem dos melhores colocados fazerem a partida de volta em casa está garantida. Mas será posta em discussão a manutenção da decisão por tiros penais, em caso de dois resultados iguais.

O presidente do Corinthians, Mario Gobbi, defende que a equipe com melhor campanha na fase inicial seja beneficiada ---avance à fase seguinte ou erga a taça-- após dois placares idênticos a cada etapa do mata-mata.

Caso o Campeonato Paulista comece e termine mesmo mais cedo --este ano os primeiros jogos foram dia 19 de janeiro e a final 19 de maio--, as férias dos jogadores terão de ser antecipadas.

Além disso, a FPF precisará fazer uma adequação dos locais de jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Algumas cidades-sedes terão estádios servindo às duas competições, mas a prioridade será dada ao Estadual.

Por isso, 12 municípios que se candidataram este ano à recepção de partidas da Copa São Paulo, mas que não foram escolhidos, podem ser beneficiados.

A FPF espera definir mais cedo as datas das duas competições para o ano que vem em função da Copa do Mundo de 2014, que irá apertar o calendário nacional como um todo.


Endereço da página:

Links no texto: