Folha de S. Paulo


Pato será titular no Corinthians, mas Tite pede paciência

Após amargar o banco de reservas por sete partidas seguidas, Pato terá hoje à noite nova chance no time titular do Corinthians. Com outras quatro alterações, a equipe de Tite enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, pela segunda rodada do Brasileiro.

Paulinho, servindo a seleção brasileira, será substituído por Guilherme. Danilo, Alessandro e Paulo André, contundidos, darão lugar a Douglas, Edenílson e Chicão, que se afastou por lesão e volta a ser titular após dez jogos.

Robson Ventura - 15.mar.2013/Folhapress
Alexandre Pato corre no CT do Parque Ecológico
Alexandre Pato corre no CT do Parque Ecológico

Com gripe, Guerrero será poupado, mas viajou para Goiás e pode ficar no banco. Por isso, Pato completará 24 jogos pelo Corinthians, mas será só o nono em que será titular --o suficiente para igualar uma marca pessoal.

Em sua última temporada completa pelo Milan, 2011/12, ele foi titular do time apenas nove vezes, fez 18 partidas e marcou quatro gols.

Até aqui, com a nova camisa, já são sete gols. Apenas Guerrero, justamente o atacante que teve a vaga ocupada por Pato, tem média superior --12 gols em 25 jogos.

Pato deve ganhar mais chances, já que o peruano vai atuar por sua seleção nas eliminatórias da Copa e perderá os compromissos contra Cruzeiro e Portuguesa, na sequência do Brasileiro.

Editoria de Arte/Folhapress

Tite costuma lançar Pato apenas no segundo tempo. Segundo o Datafolha, entre os atletas que já estiveram em no mínimo dez jogos, ele é o que tem o menor tempo de permanência em campo: 41 minutos por partida. Seu concorrente Guerrero joga, em média, 77 minutos por duelo.

Em suas primeiras decisões, contra Boca e Santos, entrou no segundo tempo e falhou. Até criou oportunidades, mas errou ao finalizar. Assim como todos os colegas atacantes, não faz gols desde o jogo contra a Ponte Preta, pelo Estadual, há um mês.

Tite pede paciência com a peça mais cara do elenco --custou cerca de R$ 40 milhões. "Ele tem todas as condições de jogar. A gente fica pensando um pouco excessivamente em relação ao Pato", reclamou o treinador. "Não tem que apressar o processo."

A primeira meta do clube era evitar o pesadelo das lesões, que o castigaram no passado. Desde que estreou, em 3 de fevereiro, contra o Oeste, ficou de fora de apenas quatro jogos, quando deu o único susto na torcida.

Pela Libertadores, contra o Tijuana, ele fez seu gol e foi substituído com dores na coxa direita. Foi poupado, mas voltou contra o São Paulo após exames não constatarem lesão. O colega Renato Augusto, que veio na mesma leva de reforços, está fora do time corintiano por lesão desde o dia 24 de março.

Pato tem hoje nova chance de fazer o ataque funcionar após jejum de seis jogos, contra o time que sofreu a única goleada da primeira rodada: no domingo, o Goiás perdeu do Cruzeiro por 5 a 0.


Endereço da página:

Links no texto: