Folha de S. Paulo


Finalista, Splitter salva a temporada dos brasileiros na NBA

O pivô Tiago Splitter, 28, se tornou na noite desta segunda-feira o segundo brasileiro a se classificar a uma final da NBA. Antes, apenas o pivô Anderson Varejão havia conseguido o feito, com o Cleveland Cavaliers, em 2007. Perdeu o título para o próprio Spurs.

E Splitter é justamente a salvação do Brasil nesta temporada do basquete norte-americano. O jogador dos Spurs foi o único a ter uma participação ativa nos playoffs. Titular, participou de 12 jogos.

Fechou a temporada regular com sua melhor média de pontos (10,3 por jogo) e rebotes (6,4). Esteve no quinteto inicial da equipe em 58 de 81 partidas disputadas.

O outro brasileiro a dar as caras nos playoffs foi o armador Scott Machado, do Golden State Warriors. E de maneira bem tímida. Só viu a cor da bola em cinco partidas e teve média de 1,6 minuto por jogo, contra 23,3 de Splitter. Os Warriors não passaram da segunda rodada da pós-temporada, quando caíram justamente para a equipe do Texas.

Em Cleveland, Varejão teve um início arrasador, que o colocou como líder em rebotes, com média de 14,4. Mas uma embolia pulmonar, diagnosticada em janeiro, o tirou da temporada, justamente quando tinha uma média de 14,1 pontos por partida, a melhor da sua carreira na NBA.

O jogador disse que chegou a correr risco de morte. Os Cavaliers, que já não aspiravam grandes coisas no campeonato, sucumbiram e terminaram a competição deste ano com 24 vitórias e 58 derrotas.

Em Washington, mais sofrimento para um brasileiro. O pivô Nenê, que atuou e brigou por playoffs por dez anos no Denver Nuggets, teve que se acostumar a brigar pelas últimas colocações pelos Wizards, que fechou a temporada com 29 vitórias e 53 derrotas --chegou a amargar uma sequência de 12 derrotas seguidas durante a temporada regular.

Nenê atuou por 61 partidas, 49 como titular, com média de 12,6 pontos por jogo, a pior marca da sua carreira na NBA nos últimos sete anos.

Já em Boston, o pivô Fab Melo, em sua primeira temporada na NBA, não teve muito o que comemorar. Jogou apenas seis partidas e teve média de 1,2 ponto. Os Celtics não passaram da primeira fase dos playoffs, quando foram eliminados pelo New York Knicks.

Ainda em Boston, o armador Leadrinho foi, a exemplo de Varejão, outro jogador que teve a temporada encerrada mais cedo por causa de lesão. Teve problema no ligamento do joelho esquerdo.

Participou de 41 jogos e teve média de 5,2 pontos por partida, a pior marca da sua carreira na NBA. Mesmo machucado, foi transferido para o Washington Wizards. Agora, é agente livre e pode negociar com qualquer equipe.


Endereço da página:

Links no texto: