Folha de S. Paulo


Palmeiras reencontra o ASA, agora seu conhecido algoz

Após 11 anos, o "Fantasma das Alagoas" volta a rondar a noite palmeirense hoje, na segunda rodada da Série B.

Às 21h50, em Arapiraca (a 125 km de Maceió), o Palmeiras reencontra o ASA, seu algoz na queda precoce da Copa do Brasil em 2002.

Na única vez em que jogou na cidade conhecida como capital brasileira do fumo, o time de Wanderlei Luxemburgo perdeu por 1 a 0.

"Nós não temos muitas informações sobre eles. Só sabemos que Arapiraca é terra de fumo. Tomara que a gente não leve fumo lá", disse à época o preparador físico palmeirense Valmir Cruz.

Mas foi a partida de volta, em 20 de fevereiro, no Parque Antarctica, que ficou marcada como uma das mais vergonhosas eliminações da história do clube.

Fernando Santos - 20.fev.2002/Folhapress
Magrão (esquerda) chuta a bola durante jogo entre Palmeiras e Asa de Arapiraca, em 2002
Magrão (esquerda) chuta a bola durante jogo entre Palmeiras e Asa de Arapiraca, em 2002

Pelo gol sofrido em casa, a vitória por 2 a 1, com um jogador a mais por 30 minutos, não foi suficiente para evitar o vexame de sucumbir na primeira fase do torneio diante de um time sem expressão.

Nesses 11 anos muita coisa mudou. Vanderlei não se escreve mais com "W", o Palmeiras já caiu e subiu da segunda divisão, e caiu de novo, quem sabe, para ter a chance de se vingar do ASA.

Agora, o time alviverde volta ao estádio Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão, com a vantagem de ter no banco de reservas alguém que conhece bem o rival.

Gilson Kleina tem como seu único título no currículo o Campeonato Alagoano de 2006, pelo Coruripe. Naquele ano, empatou e venceu os dois duelos com o ASA.

Em 2011, quando subiu da Série B com a Ponte Preta, Kleina venceu as duas partidas contra o time apelidado de "Fantasma das Alagoas" --5 a 0 em Campinas, e 2 a 1 no Fumeirão.

Ontem, o Palmeiras treinou em Maceió e o técnico fez mistério sobre o substituto do atacante Vinícius, que se lesionou na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, sábado, na estreia da Série B.

A tendência é que Ronny fique com a vaga e o restante do time seja o mesmo que atuou em Itu, com Tiago Real na meia e três atacantes.

No ASA, o técnico Ricardo Silva perdeu o atacante Léo Gamalho, lesionado, mas ganhou o reforço de Lúcio Maranhão, autor de 41 gols pela equipe em 2012, que pode reestrear hoje após voltar de empréstimo ao Vitória.

"É uma equipe veloz e com jogadores rápidos. Temos de tomar cuidado com os contra-ataques, precisamos saber eliminar isso", disse o lateral Ayrton, do Palmeiras.


Endereço da página:

Links no texto: