Folha de S. Paulo


Bayern de Munique é o terceiro time garantido no Mundial de Clubes

Com a conquista do título da Copa dos Campeões neste sábado, após vitória sobre o Borussia Dortmund por 2 a 1, em Londres, o Bayern de Munique também garante uma vaga na disputa do Mundial de Clubes que acontece no Marrocos, entre os dias 11 e 21 de dezembro.

Até o momento, a competição tem já confirmados dois times. O primeiro é o Monterrey, do México, que venceu o Santos Laguna na final da Copa dos Campeões da CONCACAF. O segundo é o Auckland, que conquistou a Copa dos Campeões da Oceania no domingo passado, após derrotar o Waitakere United na final.

Curiosamente, as duas equipes são tricampeãs de suas respectivas confederações e disputam pela terceira vez consecutiva o Mundial de Clubes.

Aos três clubes se juntam ainda o campeão da Libertadores, que será conhecido em julho, além dos representantes da Confederação Asiática e da África e do campeão marroquino, que tem garantida uma vaga destinada ao país-sede.

SITUAÇÃO DAS COMPETIÇÕES

A Champions asiática está na fase de playoffs, envolvendo 32 equipes divididas em 16 chaves, que irão se enfrentar em mata-mata até a definição do campeão. A previsão é de que o vencedor seja conhecido somente no início de novembro, segundo as datas divulgadas no site da Fifa.

Após três fases de mata-mata, oito equipes foram divididas em dois grupos na Copa dos Campeões da África. Cada clube joga contra os rivais de sua chave em partidas de ida e volta. Os dois melhores avançam à semifinal da competição. Os dois vencedores disputam a finalíssima. O campeão também só deverá sair no começo de novembro, há pouco mais de um mês para o início do Mundial.

O Campeonato Marroquino se encerra no próximo fim de semana e somente dois times podem conquistar o título. Com 60 pontos, o Raja Casablanca lidera a competição que está há duas rodadas de seu final. Dois pontos atrás está o FAR Rabat.

CURIOSIDADE

O Bayern disputou duas vezes o Mundial de Clubes. Em 1976, a equipe alemã superou o Cruzeiro após uma vitória por 2 a 0 e um empate sem gols. Em 2001, o Bayern derrotou o Boca Juniors por 1 a 0, em jogo único no Japão.

Em 1974, o clube bávaro não quis jogar a competição intercontinental e foi substituído pelo Atlético de Madri, que ganhou do Independiente. Em 1975, não houve disputa do torneio.


Endereço da página:

Links no texto: