Folha de S. Paulo


Uefa anuncia que vencedor da Liga Europa terá vaga na Champions

Uefa anunciou nesta sexta-feira que a partir da temporada 2014-2015, a equipe campeã da Liga Europa terá vaga garantida na disputa seguinte da Copa dos Campeões.

Até agora, somente os vencedores dos respectivos campeonatos nacionais e alguns seguintes classificados, cujo número varia dependendo do potencial de cada país, tinham acesso à principal competição do continente.

Sendo assim, o vencedor da Liga Europa 2014-2015 conseguirá a classificação direta para a edição seguinte da Champions (2015-2016).

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, em Londres, onde é celebrado o 37º Congresso Ordinário da entidade. A medida tem como objetivo revalorizar a imagem da Liga Europa, cuja renda e interesse midiático estão muito abaixo dos números da Copa dos Campeões.

Desde que a antiga Copa da Uefa passou a se chamar Liga Europa, em 2009, a organização presidida por Michel Platini tentou impulsionar a competição através de diferentes iniciativas.

A primeira foi permitir que os terceiros colocados na fase de grupos da Copa dos Campeões disputem o torneio, via pela qual vários times aproveitaram para chegar ao êxito continental.

É o caso de Chelsea e Benfica, que chegaram neste ano à Liga Europa via eliminação na Champions e acabaram disputando a final, vencida pelos ingleses.


Endereço da página:

Links no texto: