Folha de S. Paulo


Colunistas da Folha apontam os favoritos do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro começa neste sábado, e os colunistas da Folha Tostão, Juca Kfouri, e Lúcio Ribeiro apontaram quais times iniciam o torneio vistos como favoritos ao título. E Atlético-MG e Corinthians fazem parte das listas deles.

A equipe do Parque São Jorge, que foi aplaudida por sua torcida ao ser eliminada pelo Boca Juniors na Libertadores, vem embalada pelo título do Campeonato Paulista, destronando o Santos, de Neymar. O clube ainda manteve praticamente as mesmas peças do elenco que foi campeão mundial em dezembro passado.

O Atlético-MG, comandando por Ronaldinho, começou muito bem a temporada. Em seis jogos na fase de grupos da Libertadores, conquistou cinco vitórias. Atropelou o São Paulo nas oitavas de final e agora está na disputa com o Tijuana (México).

A torcida atleticana também pôde fazer a festa no Estadual ao superar o rival Cruzeiro na decisão.

Para Juca Kfouri, o Inter-RS, do técnico Dunga, é outro time que deve estar na briga pelo troféu.

"Eu acho que Atlético-MG, Corinthians e Internacional são os times que entram como favoritos para brigar pelo título. Eles estão nessa condição pelos elencos que possuem", afirmou.

Juca também apontou quem são os cotados para lutarem contra o rebaixamento.

"Agora, a briga para não cair deve ficar com Portuguesa, Bahia, Náutico e também o Vasco", disse.

Danilo Verpa - 19.abr.2013/Folhapress
Jogadores do Corinthians comemoram o título de Campeonato Paulista
Jogadores do Corinthians comemoram o título de Campeonato Paulista

Na opinião de Tostão, os clubes que disputaram a Libertadores --São Paulo, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense-- levaram vantagem na preparação das equipes, pois puderam trabalhar em cima dos erros mostrados no torneio continental.

"Não dá para fazer uma análise mais profunda. Os que têm mais chances são os que disputaram a Libertadores. Outros podem surpreender, como Cruzeiro, Internacional, Botafogo.... Dos favoritos, dá para fazer uma lista com mais de dez equipes. Mas para dizer só cinco equipes, podemos dizer que são os times que disputaram a Libertadores", disse.

Tostão afirmou que com base só nos Estaduais não é possível fazer uma boa avaliação sobre as equipes e por isso não apontou quem deve brigar contra o rebaixamento.

Para Lúcio Ribeiro, os principais candidatos ao título são Atlético-MG, Corinthians e Cruzeiro.

"O Corinthians só não ganhou no ano passado, porque estava envolvido com outras coisas. Mas se empenhasse um pouquinho, levava. Tem plantel de sobra para perder dois ou três jogadores e repô-los. O Cruzeiro está montando um time consistente e não deve deixar o Galo cantar de galo no seu território. E o Atlético-MG, escolha óbvia."

Lúcio Ribeiro também apontou um time que precisa ficar de olho aberto para não disputar a Série B em 2014.

" [O Bahia] já não foi bem no ano passado. Fez um Estadual de final trágico. Se a casa não for arrumada rapidinho, cai", afirmou.

19.mai.2013-Bruno Cantini
Réver, capitão do Atlético-MG, levanta o troféu de campeão mineiro
Réver, capitão do Atlético-MG, levanta o troféu de campeão mineiro

Endereço da página: