Folha de S. Paulo


Não deveria ser surpresa o meu sucesso, diz zagueiro brasileiro do Bayern

Único brasileiro confirmado entre os titulares na final da Copa dos Campeões, neste sábado, contra o Borussia Dortmund, o zagueiro Dante, 29, do Bayern de Munique, diz que seu sucesso não "deveria ser surpresa" para ninguém.

Apesar de ter sido convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para disputar a Copa das Confederações com a seleção brasileira, o defensor ainda é pouco conhecido no seu país natal. Resultado de dez anos de peregrinações por clubes pequenos da Europa.

Em sua primeira temporada em um time de ponta e às vésperas da maior decisão de sua carreira, Dante conversou com a Folha sobre fama, o sucesso do futebol alemão e o ano magico que vive.

Confira a íntegra

Folha - Um ano atrás, quando você ainda defendia o Borussia Mönchengladbach, se alguém te dissesse que daqui 12 meses você estaria disputando uma final de Copa dos Campeões, seria jogador da seleção brasileira e teria sido convocado para a Copa das Confederações, o que você pensaria?

Dante - Então, tudo que eu coloquei na minha cabeça quando eu cheguei aqui no Bayern aconteceu. Eu sabia que chegando num time grande, top em nível mundial, essas coisas poderiam acontecer. O Bayern é um dos maiores times do mundo e está sempre disputando as competições para ganhar. E fazendo um bom trabalho aqui, com certeza, que eu ia ser visto pelo técnico da seleção brasileira.

Naquela época de Mönchengladbach, você já se sentia realizado? Pensava que aquilo era o sucesso ou que dava para ir mais longe?

Com certeza que eu queria chegar mais longe. Por isso que quando apareceu a oportunidade de ir para o Bayern, não pensei duas vezes. Eu poderia ficar mais tempo no Borussia, me ofereceram um contrato ate o final da carreira, mas queria ter a chance de jogar para um time que está entre os maiores do mundo.

Você deve ser o único titular do Brasil na final da Champions. Para um país que já teve vários jogadores em campo em uma só decisão, parece ser um retrocesso. Por que isso está acontecendo?

O futebol da Alemanha vem mudando muito. Há quatro anos, tinham 40 brasileiros na liga, agora é menos que a metade. Portanto, é normal não ter muitos brasileiros nos times daqui. Já que a final é alemã, isso reflete talvez nisso. Fora disso, são dois times de altíssima qualidade e mesmo tendo Felipe Santana, Rafinha e Luiz Gustavo nos elencos, os treinadores podem optar por outros jogadores. Eles são grandes jogadores e podem jogar em qualquer time do mundo, só que Bayern e Borussia têm mais do que 11 jogadores top e por isso que têm o sucesso que estão tendo.

Te incomoda de alguma forma ser pouco conhecido dentro do Brasil? Acha que um título da Copa dos Campeões vai mudar essa situação?

Não me incomoda, até porque se alguém acompanha o futebol europeu e sabe da grandeza do Bayern vai entender o por que do meu sucesso. Não deveria ser uma surpresa para ninguém, já que estou num dos maiores times do mundo.

Quando foi, em sua carreira toda, que caiu aquela ficha: "caramba, olha onde eu cheguei"?

Ainda não aconteceu isso, pois ainda não consegui meus objetivos todos. Estou num bom caminho e este ano tem sido maravilhoso. Mas mesmo assim, só vou estar realizado no momento em que puder conquistar esses dois títulos [Copa dos Campeões e Copa da Alemanha] que ainda falta para nos.

Você teve chance de se naturalizar alemão? Por que optou por esperar pelo Brasil?

Isso foi coisa da imprensa. Já que eu jogo no Bayern e a maioria da defesa da seleção alemã é de jogadores do meu time, eles especularam isso. Mas nunca desisti de jogar pela seleção brasileira.

Acha que o fato de ter chegado à seleção e a um grande clube mais velho do que a maioria dos jogadores foi algo bom pra você?

Não vejo isso como um problema. Pelo menos, agora estou mais maduro e posso aproveitar a oportunidade melhor. Se fosse tão jovem, talvez não teria aproveitado tanto a oportunidade e não teria dado certo, como acontece com tantos jogadores.

Quanto você batalhou para chegar até aqui? São dez anos de Europa, temporadas e temporadas roendo o osso em times menores.....

Posso te dizer que não foi fácil e estou colhendo o fruto agora. Mas talvez essa história seja melhor, pois se fosse mais fácil não teria o mesmo sabor.

O que você acha que vai sentir quando pisar no gramado de Wembley? Será o jogo mais importante da sua vida?

Com certeza, vai ser um dos jogos mais importante e espero vencer para poder coroar um ano maravilhoso para mim e para o clube. Não sei se vai ser o jogo mais importante da minha vida, mas com certeza vai estar entre eles.

Qual é o segredo desta defesa do Bayern, a que menos sofre gols em toda a Europa?

Jogamos muito compactos e não deixamos que o outro time crie muitas oportunidades. Mas o segredo também esta no meio que nos protege muito bem e no time todo que ataca e sabe defender.

Nos últimos tempos, o Dortmund tem levado vantagem sobre vocês nos confrontos diretos. Você encontra alguma explicação para isso?

Esse ano ainda não perdemos. Foi uma vitória nossa e dois empates. A rivalidade e muito grande, e a final vai ser uma grande partida.

O que significa para o futebol alemão uma final de Copa dos Campeões com dois clubes do país?

O futebol alemão vem melhorando a cada ano, e essa final é o reflexo de um trabalho que foi feito lá atrás e que deu muito resultado. Portanto, com tantas boas revelações as equipes estão com melhor qualidade e neste ano comprovaram que as duas melhores equipes alemãs fizeram grande temporada na Champions também.

Por tudo que está acontecendo, considera que a Alemanha é hoje a favorita para vencer a Copa-2014? Por quê?

É uma das favoritas, com certeza. Tem uma grande equipe e com um estilo de jogo muito rápido e habilidoso.

Se conquistar a Champions League, o Bayern pode ter a melhor temporada de sua história. E mesmo assim vai trocar de técnico na próxima temporada. Essa situação é estranha para os jogadores?

O Heynckes é um grande treinador, mas esta parando. Já tem uma certa idade e o clube decidiu pegar alguém mais jovem no fim do contrato dele.

E vocês comentam entre vocês sobre o Guardiola? Há muita expectativa quanto à chegada dele?

Não é o momento para isso. Estamos focado nesta temporada e nem tocamos nesse assunto. É claro que é um grande treinador, grande campeão e que vai vir para nos ajudar e muito. Vamos ver isso na próxima temporada.


Endereço da página:

Links no texto: