Folha de S. Paulo


Com técnico interino, Portuguesa começa o Brasileiro com objetivo de não cair

No início da temporada de 2013, a Portuguesa tinha uma missão: voltar à elite do Campeonato Paulista.

A meta foi cumprida. O grupo não só conseguiu o acesso como também levou o troféu de campeão da segunda divisão paulista.

Neste sábado, a Lusa estreia no Campeonato Brasileiro contra o Vasco, em São Januário, às 18h30. O elenco é praticamente o mesmo que disputou o Estadual.

Apenas um jogador não fica para o Nacional, o meia Rafael. Para reforçar o grupo, chegaram o goleiro Lauro (ex-Internacional e Ponte), o meia-atacante Washington (ex-São Luís-RS), Romão --artilheiro da Série A2 pelo Capivariano-- e Cañete, emprestado pelo São Paulo.

A Portuguesa ainda conta com os veteranos Corrêa, 32, e Souza, 34. O primeiro esteve no grupo do Palmeiras que foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2012. O segundo conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes pelo São Paulo em 2005, além dos nacionais de 2006 e 2007. Seu último clube foi o Cruzeiro.

No banco de reservas, comandando a equipe, está o técnico Edson Pimenta Bueno Filho. Auxiliar da Lusa, o ex-coronel subiu de posição após a queda de Péricles Chamusca, durante a Série A2, mas só tem emprego garantido até a Copa das Confederações, que começa dia 15 de junho.

Dorival Rosa-24.abr.13/Divulgação
Edson Pimenta Bueno Filho, técnico interino da Portuguesa
Edson Pimenta Bueno Filho, técnico interino da Portuguesa

"Recebi um reconhecimento do trabalho que se desenvolve. Vou trabalhar da melhor forma possível junto com o grupo, para que possamos primeiro satisfazer a exigência. São cinco jogos, brinco com os atletas que vamos fazer um 'test drive'. De repente, a gente pode gostar e continuar", afirmou o técnico.

Para continuar, Pimenta espera ter resultados positivos nestas primeiras partidas. "Não vamos viver de hipocrisia, futebol é resultado. Pode contratar qualquer treinador, se você não encaixar os resultados, não tem como sobreviver no futebol. A expectativa é fazer bons cinco jogos para continuar e progredir junto com o grupo", afirmou.

Com uma folha salarial de R$ 1,3 milhão, a equipe titular da Portuguesa é experiente. Cinco atletas têm 30 anos ou mais, outros cinco estão entre 23 e 29 anos e apenas um deles possui 20 anos.

Apesar de ter vencido a Série A2, Pimenta sabe que o Brasileiro é um tipo diferente de competição. "Você tem que estimular suas metas dentro desse campeonato que se divide em dois grandes grupos: o que vai brigar pelo título e pela Libertardes -- com dez grandes clubes. O outro, que vai brigar para não cair e para tentar chegar numa Sul-Americana - também com dez grandes clubes. A primeira proposta é fazer um campeonato legal para que a Portuguesa possa se manter na Série A e, em consequência desses bons resultados, tentar chegar na Sul-Americana."

COMO JOGA A PORTUGUESA?

Gledson, Luis Ricardo, Lima, Valdomiro, Rogério, Ferdinando, Corrêa, Souza, Matheus, Diogo e Romão. São estes os titulares da Portuguesa.

Participou da primeira fase da Copa do Brasil, mas foi desclassificada pelo Naviraiense.

"Estamos treinando para ter uma marcação forte, quando de posse de bola jogar com rapidez, velocidade e envolver o adversário. As equipes tendem a fechar espaços, não deixar que o adversário evolua no seu campo de jogo e quando tiver a posse de bola, ofender com agilidade", disse Pimenta.

Para o técnico, a Lusa não terá tantas dificuldades quanto na temporada passada, que quase foi rebaixada --terminou na 16ª posição com 45 pontos, quatro a mais que o Sport, o melhor entre os rebaixados.

"Este ano a situação é um pouco mais cômoda porque o grupo está aí, está estruturado. Vamos trazer esses jogadores mais qualificados que ajudarão no nosso percurso", concluiu Pimenta.


Endereço da página:

Links no texto: