Folha de S. Paulo


Título do Paulista consagra 'cuca fresca' da era Tite

O Corinthians tinha várias razões para perder a cabeça nos últimos dias, diz Tite. Mas controlou os nervos para ser campeão paulista. Segundo o técnico, esse foi o principal trunfo do 27º título do clube.

Apenas um time conseguiu terminar o campeonato sem receber uma expulsão sequer: justamente o campeão.

Pela terceira edição seguida, deve ganhar o troféu "fair play" da federação paulista.

"[O time] não apelou em nenhum momento, tem o melhor jogador brasileiro do outro lado, o Neymar. E em nenhum lance faltou lealdade", disse Tite, anteontem, ainda no gramado da Vila Belmiro.

O Datafolha mostra que manter a cabeça no lugar é um das grandes qualidades dessa segunda "era Tite", que soma quatro títulos: Paulista (2013), Brasileiro (2011), Libertadores e Mundial (2012).

Desde outubro de 2010, quando Tite retornou ao Brasil, o Corinthians está sempre entre as equipes que mais apanham, mais desarmam o adversário e menos batem.

Neste Estadual, recebeu em média 20,2 faltas por partida, o maior índice do torneio. E, apesar de liderar o ranking de desarmes, o Corinthians, ao lado do Santos, foi o que menos bateu: 14,5 faltas cometidas, em média.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique na imagem para saber mais dados do Datafolha sobre o Campeonato Paulista
Clique na imagem para saber mais dados do Datafolha sobre o Campeonato Paulista

Nos últimos três Paulistas, o Corinthians foi a equipe que mais desarmou e sempre esteve entre os times que menos faltas cometeram e menos cartões receberam.

"Procuramos sempre a mensagem de ser melhor, mas com lealdade, e, em termos táticos, ter uma equipe coesa", disse o treinador.

De acordo com Tite, depois da atuação do juiz Carlos Amarilla, na eliminação frente ao Boca Juniors, seria até compreensível que os jogadores se descontrolassem.

"Imagina o que é recuperar isso, em sete dias fazer três jogos, pegar o Santos, que descansou no meio da semana e ficar seis dias concentrados. Fomos buscar essa força no fundo da alma e ter essa condição física".

Emocionalmente, o título traz tranquilidade para o início do Brasileiro, no sábado, contra o Botafogo. "A bola segue, o Corinthians precisa melhorar sempre, contratar jogadores, qualificar profissionais, recarregar a bateria e ir em frente", afirmou Tite.

O Datafolha informa que acompanha integralmente o campeonato, mas mantém a base estatística mínima de alguns clubes para a possibilidade de leitura adequada dos fundamentos.


Endereço da página:

Links no texto: