Folha de S. Paulo


No Pacaembu, Corinthians venceu Botafogo pela última vez na despedida de Tevez

Após ser eliminado da Taça Libertadores e conquistar o título estadual, o Corinthians começa a busca pelo seu sexto troféu do Campeonato Brasileiro, neste sábado, no Pacaembu, às 21h.

O adversário da estreia é um visitante indigesto. Desde 2006, a equipe paulista não vence o Botafogo no estádio municipal. Na ocasião, o atacante Nadson fez o gol do êxito por 1 a 0. Foi a última partida do argentino Carlitos Tevez pelo clube de Parque São Jorge.

Depois desta vitória, o Corinthians recebeu o clube carioca em seis oportunidades no Pacaembu. Perdeu quatro partidas e empatou duas.

Robson Ventura-20.08.2006/Folhapress
Tevez em campo pelo Corinthians no jogo contra o Botafogo, pelo brasileiro de 2006
Tevez em campo pelo Corinthians no jogo contra o Botafogo, pelo brasileiro de 2006

A série negativa começou em 2007, quando o time paulista sofreu duas derrotas --uma pelo Campeonato Brasileiro (1 a 0) e outra pela Sul-Americana (2 a 1).

No ano seguinte, Corinthians e Botafogo se enfrentaram uma única vez em São Paulo, mas a partida foi disputada no Morumbi.

Na semifinal da Copa do Brasil, os corintianos venceram por 2 a 1 nos 90 minutos. Depois, nos pênaltis, eliminaram o rival por 5 a 4.

Como a equipe paulista estava na segunda divisão, não houve duelos entre os clubes alvinegros pelo Campeonato Brasileiro - 2008.

Em 2009, de volta à elite do Nacional como campeão estadual e da Copa do Brasil, o Corinthians recebeu o Botafogo no estádio municipal e cedeu um empate por 3 a 3 pelo Nacional. Os anfitriões ficaram na frente do placar três vezes.

Sob o comando do técnico Adilson Batista em 2010, a equipe de Parque São Jorge permitiu outro empate ao Botafogo: 1 a 1. Esta foi uma das sete partidas consecutivas que o time ficou sem vencer no Brasileiro. Batista não aguentou o jejum e foi demitido três rodadas depois.

O Corinthians conquistou a taça do Nacional em 2011, mas voltou a perder para o Botafogo no Pacaembu. Com gols de Loco Abreu e Maicosuel, a equipe carioca derrubou o adversário por 2 a 0.

CARIMBADA DE FAIXAS

Na temporada passada, uma semana depois de faturar a primeira Libertadores de sua história, o clube paulista teve a sua faixa de carimbada pelo Botafogo diante da torcida corintiana: 3 a 1 para a equipe carioca.

Neste sábado, os dois times vão estrear no Campeonato Brasileiro como campeões de seus estados.


Endereço da página:

Links no texto: