Folha de S. Paulo


Carrasco corintiano faz gol, e Grêmio é outro time brasileiro fora da Libertadores

O Grêmio perdeu por 1 a 0 para o colombiano Santa Fé, no estádio Nemesio Camacho, em Bogotá, e foi eliminado da Taça Libertadores nas oitavas de final.

Nesta semana, Palmeiras e Corinthians também deram adeus ao torneio. Na semana anterior, o São Paulo foi eliminado pelo Atlético-MG.

O gol da partida na Colômbia foi marcado pelo atacante Medina. Em 2011, ele defendia o Tolima e foi um dos responsáveis por eliminar o Corinthians na primeira fase da competição continental.

O Santa Fé se classificou por ter feito um gol como visitante. Na ida, em Porto Alegre, o time brasileiro havia superado o rival por 2 a 1.

Agora, a equipe colombiana encara o peruano Real Garcilaso nas quartas de final. O primeiro jogo será realizado em Cuzco, no dia 22 de maio. Uma semana depois, o Santa Fé recebe o adversário em Bogotá.

O JOGO

Suspenso pela Conmebol, o técnico gremista Vanderlei Luxemburgo assistiu à partida das tribunas. Durante o jogo, ele não pôde se comunicar com o assistente Roger, que comandou a equipe no banco de reservas.

Sem contar com o zagueiro Cris, expulso no duelo de ida em Porto Alegre, Bressan ganhou a vaga no time titular. Por outro lado, o meia Zé Roberto retornou após cumprir suspensão.

Com a necessidade da vitória, o técnico Wilson Gutierrez escalou três atacantes no Santa Fé: Medina, Borja e Cuero.

Armado no 4-4-2, o Grêmio conseguiu segurar o ímpeto da equipe colombiana. O goleiro Dida levou apenas dois sustos na etapa inicial.

Aos 18min, o lateral esquerdo García cruzou na área e Borja subiu com liberdade para cabecear na trave gremista. Já no fim do primeiro tempo, Cuero arriscou da intermediária e exigiu uma boa defesa do goleiro adversário.

O time brasileiro praticamente não ameaçou. O único lance de perigo foi um arremate do chileno Vargas, espalmado por Camilo.

O meia Elano foi um destaque à parte. Depois de receber uma cotovelada de García, ele foi atingido por uma moeda durante a cobrança de um escanteio. "Bem-vindo à Libertadores", disse o atleta ao Sportv no intervalo do confronto.

Na volta do intervalo, a partida continuou brigada. Cada equipe teve uma chance na bola parada. Zé Roberto desperdiçou para o Grêmio. Pérez também falhou pelo Santa Fé.

Gutierrez fez a primeira mudança com a entrada de Molina no lugar de Cuero. A equipe colombiana crescia aos poucos. Aos 20min, o zagueiro Valdés cabeceou no canto e Dida buscou. No rebote, o goleiro saiu nos pés do rival e evitou o gol.

Aos 28min, Camilo teve que salvar o Santa Fé. Valdés recuou mal e o goleiro dividiu com Vargas para impedir o tento gremista.

Cinco minutos depois, o treinador do time mandante fez a segunda alteração. Trocou Torres por Valencia.

O resultado foi imediato: Medina driblou os zagueiros Bressan e Werley para chutar no canto de Dida. Santa Fé 1 a 0. Após fazer o gol, o atacante chorou.

O Grêmio precisava do empate. Roger, então, colocou o time no ataque: Marco Antônio, Wellinton e Kleber substituíram Fernando, Barcos e Elano.

No último minuto, Vargas teve a chance da classificação gremista nos pés, mas isolou.
Desta forma, o técnico Vanderlei Luxemburgo continua sem ganhar a Libertadores.

Das seis equipes brasileiras que começaram o torneio, apenas duas ainda não conquistaram a competição: Atlético-MG e Fluminense, justamente os que continuam vivos nesta edição.


Endereço da página:

Links no texto: