Folha de S. Paulo


Seleção de vôlei de Cuba aposta em jogadora de 14 anos para renovação

Em franca decadência após o domínio no final do século 20, quando conquistou o tricampeonato olímpico (1992 a 2000), a seleção feminina cubana de vôlei aposta em uma atleta de 14 anos para tentar reviver a era de glória.

Após não conseguir classificar a equipe para os Jogos de Londres-12 --foi a primeira ausência desde o boicote em Seul-88--, o técnico de Cuba, Juan Carlos Gala, renovou a equipe e convocou Melissa Vargas, de 14 anos.

Diferente de outras modalidades que colocam limitação mínima de idade para determinadas disputas, o regulamento da Federação Internacional de Vôlei não faz menção ao assunto.

Divulgação
Melissa, em jogo de Cuba
Melissa, em jogo de Cuba

Melissa já havia se destacado no Campeonato Pan-Americano sub-20, no mês passado, em Havana.

Mesmo muito abaixo do limite de idade, a cubana de 1,86 m foi eleita a melhor atacante do campeonato e esteve entre as primeiras colocadas do ranking de saque.

Cuba não conseguiu aproveitar o fato de jogar diante da torcida, terminou em sexto lugar e não se classificou ao Mundial da categoria, na República Tcheca, em junho.

Agora, a renovada seleção cubana disputa a partir de sexta um torneio internacional na China que, além da equipe da casa, conta com Tailândia e Porto Rico.

Em julho, participa de um torneio na Rússia e, em agosto, disputa o Grand Prix.

Na seleção masculina, Cuba já havia lançado internacionalmente um jogador com a mesma idade de Melissa. Em 2008, Wilfredo León se tornou o mais jovem jogador a disputar a Liga Mundial.

Com o tempo, León se consolidou na equipe e chegou ao posto de capitão. Sem permissão para jogar fora de Cuba, o jogador de 19 anos e 2,02 m pediu dispensa da seleção cubana no mês passado.

Seu nome, porém, ainda aparece na relação dos inscritos para a Liga Mundial.

O jornal oficial cubano "Granam" publicou que o pedido de León não foi aceito e, como persistiu na decisão de deixar a equipe, ele cometeu uma infração grave.

Com as agências de notícias


Endereço da página:

Links no texto: