Folha de S. Paulo


Corinthians vence o Santos e fica a um empate do título paulista

O Corinthians superou o Santos por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Pacaembu, pela primeira partida da final do Campeonato Paulista.

Com este resultado, o time de Parque São Jorge fica a um empate do título estadual. O Santos precisa vencer o rival, no próximo domingo, na Vila.

Veja vídeo

Se o êxito santista for por um gol de diferença, o campeão será conhecido nos pênaltis. Caso consiga superar o adversário por dois ou mais tentos de vantagem, a equipe da Baixada conquistará o tetracampeonato inédito no período profissional.

Os gols corintianos deste domingo foram marcados por Paulinho e Paulo André. Durval descontou.

Antes de encarar o Santos, o Corinthians vai receber o Boca Juniors, na quarta-feira, no Pacaembu, pela volta das oitavas de final da Libertadores.

O JOGO

Com o Corinthians completo, Tite colocou em campo um time armado no 4-2-3-1 e repetiu pela quarta vez consecutiva a escalação.

Muricy Ramalho só teve o desfalque do meia argentino Montillo, que sofreu uma lesão muscular na semifinal contra o Mogi. Marcos Assunção foi o seu substituto. Desta forma, o Santos entrou com o esquema 4-3-1-2.

Os mandantes foram superiores durante toda a etapa inicial. Com uma marcação adiantada, o time de Parque São Jorge não deixou o rival atacar.

O astro Neymar ainda tentou se movimentar para fugir dos zagueiros corintianos, mas a bola mal chegava a ele.

Apesar da pressão, o Corinthians teve a primeira grande chance apenas aos 17min, quando Paulinho cabeceou com liberdade para fora.

Dois minutos depois, Emerson chutou mascado e exigiu a intervenção de Rafael. O goleiro santista se esticou para mandar à linha de fundo.

Após um tempo de menor intensidade, os corintianos pediram um pênalti na dividida entre Edu Dracena e Romarinho na área. O árbitro Wilson Seneme mandou o jogador se levantar.

Aos 41min, o mesmo Romarinho cobrou falta na área, Danilo deu um passe para Paulinho, que dominou e finalizou no canto de Rafael para fazer Corinthians 1 a 0.

A torcida ainda comemorava, quando, aos 43min, Paulinho mandou no travessão. No rebote, Guerrero, livre, concluiu para fora.

Na volta do intervalo, Muricy Ramalho fez duas alterações. Marcos Assunção e Miralles saíram para as entradas de Felipe Anderson e André.

O Santos melhorou com as mudanças, porém as chances mais claras foram do adversário. Em duas oportunidades, Guerrero serviu Emerson na área e Rafael salvou a equipe da Baixada.

Sem conseguir exercer uma grande pressão, os visitantes ditavam o ritmo do duelo. Em uma escapa isolada de Paulinho, o Corinthians quase ampliou a vantagem. O volante arrancou com liberdade, deixou Durval e Edu Dracena para trás e chutou mal.

O time santista respondeu com uma bola na trave de Cícero. Neymar protegeu de três oponentes e serviu o companheiro, que encheu o pé. Cássio ainda desviou.

Tite, então, resolveu mexer na sua equipe. Pato e Edenílson substituíram Guerrero e Romarinho.

As alterações deram certo para os mandantes. Aos 29min, depois de bate e rebate na área adversária, Paulo André concluiu com força para fazer 2 a 0.

O Santos não esmoreceu. Aos 35min, Neymar cabeceou com perigo e Cássio espalmou para escanteio.

Dois minutos mais tarde, o zagueiro Durval, também de cabeça, diminuiu o prejuízo após cobrança de falta feita por Felipe Anderson.

O Corinthians conseguiu segurar o adversário no fim e ficou com a vantagem na decisão.


Endereço da página:

Links no texto: