Folha de S. Paulo


Presidente do Sport é suspenso após 'caso Leomar'

O presidente Luciano Bivar, do Sport, foi suspenso por 180 dias pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), na tarde desta sexta-feira, devido ao "caso Leomar".

No dia 8 de março, o dirigente afirmou em diversas entrevistas --à Folha, inclusive-- que teria recorrido a um lobista para emplacar o volante Leomar na seleção, em 2001.

O presidente Quarta Comissão Disciplinar do STJD, Paulo Bracks, falou para a ESPN Brasil que o cartola 'moveu toda a máquina por um fato que não se comprovou' ao se referir às declarações do dirigente do Sport.

"Ele [Bivar] declinou que ouve propina, marketing, pagamento ou lobby e, quando foi apurado, não houve nome, não houve declinação de quem foram estas pessoas. Então, por sentimento pessoal ou por erro, que foram as duas causas que houve aqui no processo, ele moveu toda a máquina da Justiça Desportiva por um fato que não se comprovou", argumentou para explicar a suspensão.

Desta forma, o dirigente não poderá exercer suas funções de dirigente do clube pernambucano. Ele já adiantou que recorrerá da decisão.

A punição do presidente foi baseada no artigo 221 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

"Dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva", diz o artigo.

Bivar disse que a decisão foi absurda. "Eu fiz marketing. Então a 9ine, do Ronaldinho, também deveria ser suspensa. É uma empresa de marketing", declarou.

O mandatário ainda afirmou que o volante Leomar era um péssimo atleta. "Para mim ele era péssimo, mas cada tem uma maneira de ver o futebol. Agora, se ele foi convocado pelo talento ou pelo trabalho de marketing, eu não sei."


Endereço da página:

Links no texto: