Folha de S. Paulo


Corinthians bate o São Paulo nos pênaltis e vai à final do Paulista

O Corinthians é o finalista do Campeonato Paulista-2013. Após o empate por 0 a 0 com o São Paulo no tempo regulamentar, a vitória veio por 4 a 3 nos pênaltis, na tarde deste domingo, no Morumbi, pela semifinal da competição.

Veja vídeo

Pelo Corinthians fizeram gols Douglas, Romarinho, Fábio Santos e Alexandre Pato. Apenas Alessandro perdeu, ao chutar a bola na trave. Pelo São Paulo, marcaram Rogério Ceni, Rafael Tolói e Jadson. Ganso mandou para fora e Luis Fabiano parou em Cássio.

Antes da confirmação do time alvinegro como finalista, Rogério Ceni tentou ludibriar a arbitragem. Ele avançou mais do que o permitido e pegou a primeira tentativa de Alexandre Pato. O juiz mandou voltar a cobrança. No segundo tiro, o atacante não deu chances ao goleiro.

Dessa forma, Corinthians e Santos farão a decisão do título em melhor de dois jogos. A equipe de Neymar eliminou ontem à noite o Mogi Mirim, fora de casa, também nos pênaltis.

Na segunda-feira, na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol), será realizado o Conselho Arbitral para confirmar as datas, horários e os locais das partidas finais. A tendência é de que sejam às 16h dos próximos domingos, no Pacaembu e na Vila Belmiro.

O JOGO

Para o clássico, o São Paulo chegou com a melhor campanha da competição, mesmo após variar muito a escalação, o padrão de jogo e o esquema tático.

Entre os principais contratados, situações díspares. Lúcio teve oportunidade de resgatar a confiança do torcedor, mas oscilou e perdeu o lugar para Edson Silva. Ganso deu mostras de recuperação, especialmente nos jogos até agora mais importantes da temporada.

O Corinthians, quinto colocado na fase de classificação, também usou o Estadual para testar jogadores e a melhor forma de jogar. Perdeu o ímpeto na marcação da saída de bola dos adversários, mas manteve a frieza para a construção de bons resultados.

Dentre os novatos para a temporada, Gil foi o único a garantir titularidade. Renato Augusto sofreu uma lesão quando se firmava entre os titulares, enquanto Alexandre Pato perdeu a concorrência para Romarinho, pois este é para Tite mais participativo no sistema defensivo.

São Paulo e Corinthians foram para a partida preocupados com limitações físicas envolvendo respectivamente Luis Fabiano e Danilo. Ainda assim, eles ficaram no jogo até o apito final.

O atacante do time tricolor, apesar de ora envolto a lesões, ora suspenso por cartões, não sentiu o ritmo forte no começo. Ele chamou a responsabilidade, até por conta da saída precoce de Osvaldo, com dores no quadril após uma queda. Douglas entrou.

Luis Fabiano ameaçou em um chute de média distância. Deu um passe em profundidade para Paulo Miranda, que acabou se atrapalhando e recuando a bola para Cássio. E foi pego duas vezes em posição de impedimento. Em uma delas, fez o gol --anulado corretamente.

Já o meia da equipe alvinegra, dúvida para a partida por conta de uma fadiga muscular na panturrilha, fez um teste que o garantiu no jogo. Seu início foi tímido. Até os 30 minutos da semifinal, ele mal pegou na bola.

Quando Danilo conseguiu acertar um passe, Gil driblou Rogério Ceni e balançou as redes. Mas o zagueiro estava em posição de impedimento e o gol também foi bem anulado.

Na etapa final, o jogo seguiu truncado no meio do campo. Cada equipe chutou apenas uma vez a gol. Emerson foi parado por Rogério Ceni. Jadson por Cássio.

O Corinthians promoveu as entradas de Alexandre Pato e Douglas nos lugares de Guerrero e Emerson. O São Paulo tentou colocar Rodrigo Caio e Maicon. Mas o juiz não deu acréscimos e eles não puderam bater os pênaltis, apesar do bom aproveitamento nos treinos.

TAÇA LIBERTADORES

O São Paulo volta agora as atenções para as oitavas de final da Taça Libertadores. O primeiro jogo contra o Atlético-MG terminou com derrota por 2 a 1, na última quinta-feira, no Morumbi, em São Paulo (SP). Lúcio foi expulso.

O segundo jogo será às 22h da próxima quarta-feira, no Independência, em Belo Horizonte (MG). A equipe tricolor precisa vencer por vantagem de dois gols, de preferência.

Já o Corinthians perdeu de 1 a 0 para o Boca Juniors, na quarta-feira, em La Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina. A partida de volta será dia 15, no Pacaembu, São Paulo (SP). A vitória do time alvinegro, também por dois gols a favor, garante a passagem às quartas de final da competição continental.

Jorge Araujo/Folhapress
Luis Fabiano lamenta chance desperdiça em jogo contra o Corinthians
Luis Fabiano lamenta chance desperdiça em jogo contra o Corinthians

Endereço da página:

Links no texto: