Folha de S. Paulo


Tradicional time grego é rebaixado à 2ª divisão após torcida invadir campo

O AEK de Atenas, 11 vezes vencedor do Campeonato Grego, foi rebaixado nesta sexta-feira para a segunda divisão. A equipe, que já estava em situação complicada na tabela, perdeu três pontos como punição aos atos violentos de seus torcedores.

Os dirigentes pretendem apelar da decisão.

No domingo, a partida contra o Panthratikos, outro clube que luta para escapar do rebaixamento, foi interrompida a três minutos do fim após a invasão do gramado pelos torcedores do AEK, irritados depois que os rivais abriram o placar.

Os jogadores tiveram que fugir dos torcedores, armados com pedaços de pau e barras de ferro.

Com a punição, o AEK está na 15ª e penúltima posição do campeonato, com 27 pontos, a uma rodada do fim. O primeiro time fora da zona de rebaixamento, o OFI Creta, tem 32 pontos.

A equipe tem no total 28 títulos nacionais, mas passa por uma grave crise financeira e foi proibida de disputar competições europeias em 2012. O clube tem um déficit de 35 milhões de euros.

Além de perder os três pontos, o AEK também terá que pagar multa de 11.000 euros e perderá mais dois pontos na próxima temporada.

Torcedores protestaram contra a liga grega, o Olympiakos, equipe que lidera a competição, e os árbitros durante mais de uma hora na capital do país.


Endereço da página:

Links no texto: