Folha de S. Paulo


Liminar não homologa jogo do Flamengo e Carioca pode ser paralisado

O TDJ-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) concedeu, na quarta-feira, liminar favorável ao Flamengo, determinando a não homologação do resultado da partida contra o Duque de Caxias, que ficou empatada por 1 a 1, no último dia 6, em Moça Bonita.

Caso a decisão da Justiça seja mantida em favor do clube da Gávea, o jogo será anulado e uma nova partida deverá ser realizada entre as duas equipes. O Flamengo entrou com recurso no tribunal por causa do gol de Henrique, anulado no segundo tempo da partida após o árbitro Pathrice Maia ter invalidado o gol depois de ter conversado com o assistente que fica na linha de fundo.

Segundo o presidente do TJD do Rio, José Teixeira Fernandes, caso o Fluminense seja derrotado pelo Bangu no domingo, o Flamengo continuará com chances de avançar às semifinais da Taça Rio, o que obrigaria a paralisação do campeonato até a realização do novo duelo.

"O inquérito não pode interferir no campeonato neste momento. O processo em si vai seguir o ritmo normal. Se por acaso o Fluminense não tiver êxito agora e os resultados fizerem com que exista possibilidade de o Flamengo se classificar, podemos ter de esperar o resultado [do jogo entre Flamengo e Duque de Caxias]", disse o presidente.

Os envolvidos no caso já foram intimados a depor no tribunal, o que acontecerá no próximo dia 25. O relator do julgamento final também já foi escolhido, mas o TJD-RJ aguardará a apuração dos fatos para, então, marcar uma data para o mesmo.

"Há indícios de que a arbitragem tenha tido auxílio externo para voltar atrás da decisão no lance. Por isso entendemos que é plausível esta investigação por parte do TJD. O departamento jurídico do Flamengo está atento a todas as possibilidades deste julgamento, mas acho um pouco cedo ainda para afirmar se a competição será ou não paralisada", afirmou Flávio Willeman, vice-presidente jurídico do Flamengo.

O Duque de Caxias informou que aguardará o resultado do julgamento. Em princípio, irá respeitar a decisão.

Como o placar do jogo não foi homologado pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), o Fla está com sete pontos e Duque de Caxias com oito (ambos não tiveram somados o ponto relativo ao empate). O líder Resende tem 15 pontos e o Fluminense, 13.

NOVO JOGO APÓS FIM DO CARIOCA

A Ferj, através da assessoria de imprensa, informou ao que mesmo com os resultados deste fim de semana não favoreçam o Flamengo na briga por uma vaga na semifinal da Taça Rio, um novo jogo entre as equipes será realizado caso seja determinada a anulação da partida por parte do TJD-RJ, independentemente da data em que a decisão seja tomada pelo tribunal. Esta nova partida aconteceria apenas para efeito de tabela.

A Ferj ainda afirmou que está cumprindo todas as determinações do mandado do TJD-RJ, como a regularização da tabela e pontuação dos envolvidos na competição.

COMISSÃO DE ARBITRAGEM VÊ PROCESSO COMO NATURAL

Para o presidente da Comissão de Arbitragem, Jorge Rabello, o processo de não homologação do resultado do jogo entre Flamengo e Duque de Caxias é algo natural. Além disso, o mandatário garante que qualquer clube que se sinta lesado tem o direito de recorrer à Justiça.

"Acho todo este procedimento que está sendo tomado normal. Qualquer clube que acha que tenha sido prejudicado tem a possibilidade de recorrer à Justiça, sempre que tenha provas que possam dar razão à reclamação e que possam subsidiar os argumentos", comentou Rabello.

Convocado para prestar esclarecimento no dia 25 de abril, o presidente da Comissão de Arbitragem garante que a equipe presente na partida não sofreu qualquer interferência externa.

"Vou à audiência prestar os devidos esclarecimentos sobre este episódio, mas garanto que a anulação da partida entre Flamengo e Duque de Caxias não acontecerá por interferência externa na decisão da arbitragem no jogo. Até porque não aconteceu isso. Levarei os vídeos de exemplos para serem apresentados na audiência de jogos nos quais os árbitros voltam atrás de suas decisões", frisou.

FERJ REVOGA AFASTAMENTO DE ARBITRAGEM

A Federação revogou na terça-feira o afastamento da equipe de arbitragem da partida entre Flamengo e Duque de Caxias. Segundo Jorge Rabello, a decisão foi do presidente da Ferj, Rubens Lopes, após rever os lances que o fizeram mandar os árbitros para reciclagem na semana da partida.

"O afastamento da arbitragem foi renovado pelo presidente da federação por causa do entendimento dele de que não houve interferência externa na partida, após uma análise profunda. Todos foram inclusos no sorteio de árbitros para a rodada deste fim de semana da Taça Rio" afirmou Jorge Rabello.

O árbitro Pathrice Maia foi sorteado para apitar o jogo entre Boavista e Resende, no domingo. Os auxiliares que participaram do jogo polêmico também foram sorteados.


Endereço da página:

Links no texto: