Folha de S. Paulo


Seedorf garante vitória do Botafogo, mas é expulso

O Botafogo venceu o Madureira por 2 a 1, pela segunda rodada do grupo A da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, neste domingo.

Os gols botafoguenses foram de Dória e Seedorf. Jean fez para o Madureira.

Porém, o principal momento da partida não foram os gols, mas a atuação do árbitro Philip Georg Bennett, que marcou um pênalti para o Botafogo aos 31min do primeiro tempo, mas depois mudou sua decisão e assinalou impedimento de Seedorf, que havia iniciado o lance.

Seedorf ainda foi expulso no último minuto da partida. O holandês seria substituído por André Bahia. Mas, como Cidinho sentiu uma contusão, ele foi o substituído. O problema foi que Philip não reparou nisso e pediu para Seedorf sair pela lado esquerdo do campo. O holandês explicou que ele não sairia, recebeu o amarelo e correu na direção oposta ao árbitro, que lhe deu o segundo amarelo e, depois, o vermelho.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos seis pontos e se manteve na liderança do Grupo A, com 100% de aproveitamento no returno do certame. Foi a quarta vitória consecutiva do time alvinegro no Estadual, se somadas a fase final da Taça Guanabara e as duas primeiras rodadas da Taça Rio.

Campeão do primeiro turno, o Botafogo pode conquistar o título de forma antecipada se faturar o segundo turno.

Já o Madureira permanece na lanterna do grupo sem conseguir pontuar na Taça Rio. Na próxima rodada, a equipe visita o Volta Redonda, na quarta-feira, dia 27, às 16 horas. Já o Botafogo recebe o Friburguense na quinta-feira, dia 28, às 19h30.

O JOGO

A partida começou truncada, com muita marcação e pouco espaço para as equipes criarem chances de gol. Até os 30min, cada time teve apenas uma chance de gol. O Madureira assustou num chute de Derlei aos 3min que passou à direita do gol de Jefferson. O Botafogo respondeu aos 11min, com um chute de Marcelo Mattos de fora da área no qual a bola passou com perigo sobre o canto direito.

Aos 32min, ocorreu o lance mais polêmico do jogo: Seedorf fez passe para Rafael Marques, que foi derrubado por Fernando. O áribtro Philip Georg Bennet assinalou a penalidade, mas, depois invalidou o lance. Ele anotou impedimento de Seedorf, que, de fato, estava em posição irregular.

Aos 42min, Seedorf cobrou falta fechada e o zagueiro Dória deu um toque sutil, o suficiente para tirar do goleiro Marcio, fazer a bola morrer no canto esquerdo de Marcio e abrir o placar para a equipe alvinegra.

Nem mesmo a vantagem no placar aplacou o descontentamento dos jogadores botafoguenses, que, após o fim da primeira etapa, cercaram o árbitro, que não quis se manifestar sobre o lance à imprensa. "Não posso dar declaração", disse Philip à saída do gramado.

Na segunda etapa, o Botafogo começou assustando com uma cobrança de falta de Seedorf espalmada pelo goleiro Marcio. Só que quem marcou mesmo foi o Madureira. Em contra-ataque, Jean saiu na cara de Jefferson, driblou o goleiro e empurrou para o gol, aos 12min. O empate fez bem ao time da casa, que passou a exercer um maior domínio territorial da partida.

Porém, quando o Botafogo parecia acuado, brilhou a estrela de seu principal jogador: o holandês Seedorf. Aos 22min, ele pegou o rebote de uma dividida de Rafael Marques com o goleiro Marcio e tocou para o gol.

O Madureira ainda teve duas chances para empatar, uma aos 25min, quando Jairo recebeu cruzamento e finalizou com força no canto direito, obrigando Jefferson a uma grande defesa. A outra foi aos 40min, quando Gilson aproveitou o rebote de uma falta cobrada por Rodrigo Lindoso e chutou forte, mas, mais uma vez, Jefferson interveio bem, espalmando para escanteio.


Endereço da página:

Links no texto: