Folha de S. Paulo


Há quatro anos, Neymar marcava o primeiro gol pelo Santos e tietava Giovanni

Há quatro anos, Neymar era apenas uma revelação. Aos 17, o atacante viu o ídolo Giovanni ser homenageado no Pacaembu antes da partida do Santos contra o Mogi Mirim, pelo Campeonato Paulista.

No dia 15 de março de 2009, Giovanni, 37, enfrentava pela primeira vez a sua ex-equipe, mas foi apenas um coadjuvante em dia marcado pelos novatos.

O Santos venceu o Mogi Mirim por 3 a 0 com Neymar e Paulo Henrique Ganso, 19, como titulares na equipe então comandada por Wagner Mancini.

Mais do que a vitória, o jogo marcou o primeiro gol como profissional de Neymar no Santos. Usando a camisa 7, ele fez o terceiro, aos 28min do segundo tempo, de cabeça após cruzamento de Roni.

No final da partida, o então novato correu atrás de Giovanni. "Fiz questão de abraçá-lo", afirmou.

Do time do Santos daquele ano, restam apenas o próprio Neymar e André, que retornou ao time.

Veja abaixo a escalação santista:

Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Pará, Germano, Lúcio Flávio e Paulo Henrique Lima (Molina); Roni (André) e Neymar (Bolaños)

Em tempo: hoje Neymar já contabiliza 131 gols em 215 partidas pelo time da Vila Belmiro. Tem no currículo ainda o tri estadual (2010/11/12), uma Copa do Brasil (2010), uma Libertadores (2011) e uma Recopa Sul-Americana (2012).

Reprodução
Edição da Folha de 16 de março de 2009 destaca o primeiro gol de Neymar pelo Santos; clique na foto e veja mais
Edição da Folha de 16 de março de 2009 destaca o primeiro gol de Neymar pelo Santos; clique na foto e veja mais

Endereço da página:

Links no texto: