Folha de S. Paulo


À espera de papa, Itália cogita adiar jogo de futebol e maratona em Roma

O presidente do Comitê Olímpico Nacional da Itália, Giovanni Malagò, disse nesta terça-feira que a Maratona de Roma e o jogo entre Roma e Parma, válido pelo Campeonato Italiano, ambos no domingo, podem ser adiados por conta do conclave que vai escolher o novo papa.

"O mundo do esporte, mas não só, todo o país e todo o mundo, está ligado no evento que vai escolher o novo papa e não se sabe a dinâmica", afirmou Malagò em entrevista publicada pelo jornal "Il Messaggero".

Bernd Von Jutrczenka/Efe
Vista aérea da praça de São Pedro, no Vaticano, na despedida do papa Bento 16
Vista aérea da praça de São Pedro, no Vaticano, na despedida do papa Bento 16

"Hoje começa o conclave, mas não se sabe quanto tempo vai durar. Todo o calendário do fim de semana está sob um grande ponto de interrogação", afirmou.

O jogo entre Roma e Parma está marcado para as 20h45 local (16h45 de Brasília), enquanto a Maratona de Roma vai começar de acordo com a situação do conclave que vai escolher o novo papa.

Caso o conclave esteja em curso no domingo, a largada da maratona será às 9h15/9h30 local (5h15/5h30 de Brasília). O horário será mantido caso esteja programado a primeira missa do novo papa.

Mas se a cerimônia de apresentação do papa for exatamente no domingo, a maratona terá início às 14h local (10h de Brasília).

E justamente por causa da escolha do papa, a maratona sofreu uma modificação em seu percurso a modo de evitar que os atletas passem perto da catedral de São Pedro, no Vaticano.


Endereço da página:

Links no texto: