Folha de S. Paulo


Botafogo derrota Vasco e conquista a Taça Guanabara

O Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0 neste domingo no Engenhão, no Rio, e conquistou a Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual do Rio. Com o resultado, a equipe alvinegra garantiu uma vaga na final da competição contra o vencedor da Taça Rio.

Caso os botafoguenses também ganhem o segundo turno, se consagram campeões do Estadual. Este é o sétimo título da Taça Guanabara conquistado pelo Botafogo.

Já o Vasco permanece na fila. A última vez em que a equipe cruzmaltina venceu o primeiro turno do Estadual foi em 2003, contra o Fluminense.

Ricardo Moraes/Reuters
Fellype Gabriel (centro), do Botafogo, tenta escapar da marcação de Thiago Feltri
Fellype Gabriel (centro), do Botafogo, tenta escapar da marcação de Thiago Feltri, do Vasco

O Botafogo é o carrasco do Vasco nesta competição. O time de São Januário perdeu as três últimas finais disputadas contra o time alvinegro. Os botafoguenses venceram também em 1997, por 1 a 0, e em 2010, por 2 a 0.

Os vascaínos só levaram a melhor na primeira edição da taça, em 1965, quando ganharam por 3 a 1.

O JOGO

Precisando apenas do empate para se sagrar campeão, o Vasco se posicionou atrás e, com uma forte marcação em seu campo, bloqueou a maioria das jogadas do Botafogo, que permaneceu mais tempo com a bola, mas apenas trocava passes no meio-campo.

As duas equipes pareceram sentir o forte calor no Rio e cadenciaram mais o jogo. Os vascaínos tentaram ser mais agressivos até os 10min, mas depois priorizaram a defesa e abdicaram até dos contra-ataques.

Aos poucos, o Botafogo passou a dominar o jogo e a rondar a área vascaína, o que proporcionou diversas faltas próximas à área do time cruzmaltino. Em finalizações diretas ou em cruzamentos, Lodeiro e Seedorf deram trabalho para o goleiro Alessandro.

Para o segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira sacou o volante Marcelo Matos, que já tinha amarelo, e colocou o meio-campista Vitinho, para melhorar a criatividade na armação das jogadas.

Apesar da aposta na velocidade, os botafoguenses seguiram apostando nas bolas paradas, enquanto os vascaínos se assustaram com a pressão adversária e não conseguiam ir além do círculo central.

Aos 9min, um lance duvidoso. Lodeiro foi lançado no ataque, trombou com o goleiro Alessandro e caiu. A torcida pediu pênalti, mas o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães mandou o jogo seguir.

A pressão do time alvinegro seguiu intensa, mas a equipe sentiu a falta de gols de Rafael Marques, que ainda não balançou as redes pelo clube. Tanto que ele saiu para a entrada de Bruno Mendes.

O Vasco avançou os seus jogadores e passou a trocar passes na frente, deixando o tempo passar. O jogo ficou aberto e as duas equipes criaram oportunidades para abrir o placar.

E, de tanto insistir, o time alvinegro chegou ao gol. Aos 36min, Seedorf foi lançado na ponta esquerda e cruzou para a área. A zaga vascaína afastou mal e a bola sobrou livre para Bolívar, que rolou para trás e Lucas chutou no canto esquerdo. Vitinho estava na direção da bola, adiantado, mas o árbitro não considerou que o jogador estava impedido.

No minuto seguinte, o Vasco empatou com Dedé, após cobrança de falta de Felipe Bastos, mas o árbitro anotou impedimento.

No final, Gaúcho mandou o time à frente com Romário e Dakson. Sua equipe pressionou, mas o Botafogo conseguiu se segurar atrás e alcançou o sétimo título da Taça Guanabara.


Endereço da página:

Links no texto: