Folha de S. Paulo


Flamengo corta investimento em ginástica e judô

O Flamengo decidiu enxugar seu investimento em ginástica e judô e deixou atletas da seleção desempregados. Entre eles, os ginastas Diego e Daniele Hypólito e Jade Barbosa e os judocas Erika Miranda e Nassif Elias.

O clube anunciou que vai manter equipes de alto rendimento em basquete, nado sincronizado e polo aquático e que o foco principal serão categorias de base e escolinhas, "fundamentais na formação de atletas".

No final do ano passado, o Flamengo já havia desmontado sua equipe de natação, que contava com o velocista recordista mundial e campeão olímpico Cesar Cielo.

Ricardo Bufolin/Divulgação/Photo&Grafia
Jade Barbosa está desempregada, com o corte do Flamengo
Jade Barbosa está desempregada, com o corte do Flamengo

"Temos que parar de achar no Brasil que esportes olímpicos são formados somente por profissionais", afirmou o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa.

Ele conta que o clube da Gávea tem 200 atletas do judô, mas apenas 20 deles são adultos. Na ginástica olímpica, somente 8 dos 54 atletas são da categoria principal.

O dirigente explicou que a decisão foi tomada para tentar conter o rombo que o departamento apresenta. No ano passado, o deficit foi de R$ 14,5 milhões. Para 2013, a previsão é que o prejuízo diminua para R$ 5 mi.

Póvoa afirmou que tentou fazer parcerias com o COB, governos municipal e estadual e confederações. "No COB, pedimos uma ajuda temporária para 2013. Eles nos ofereceram somente potenciais futuras parcerias de estrutura e equipamento, mas se disseram impossibilitados de custear os atletas e técnicos", disse.

Pego de surpresa com a notícia, o ginasta Diego Hypólito criticou o desrespeito do clube com os atletas. "Tive reunião há duas semanas com a diretoria, e o cenário que me foi passado foi supertranquilo", disse o bicampeão mundial no solo.

Diego ainda não sabe o que fazer. "Isso acabou de acontecer. Temos que esperar."

As confederações de ginástica e judô afirmaram que também foram surpreendidas pela decisão do Flamengo. "Estamos em busca de alternativas, apesar de a confederação não ter gerência sobre os clubes e seus contratos", afirmou a Confederação Brasileira de Ginástica.

"O histórico de conquistas do Flamengo indica o judô como uma modalidade relevante para o clube", divulgou, em nota oficial, a Confederação Brasileira de Judô.


Endereço da página:

Links no texto: