Folha de S. Paulo


Manchester City recebe Chelsea neste domingo no 'clássico do petróleo'

Manchester City e Chelsea se enfrentam neste domingo, às 10h30 (com Fox Sports). Apesar de estarem em lados opostos no Inglês, os dois times dividem um passado comum.

Ambos eram clubes médios, mas, após serem comprados por milionários que fizeram fortuna no ramo do petróleo, se tornaram potências no país.

Ian Kington/France Presse
Francês Gael Clichy (à esq.), do Manchester City, disputa a bola com o brasileiro Ramires, do Chelsea em edição passada do confronto
Francês Gael Clichy (à esq.), do Manchester City, disputa a bola com o brasileiro Ramires, do Chelsea em edição passada do confronto

O "mecenas" do Chelsea é o bilionário russo Roman Abramovich, que adquiriu o clube inglês em junho de 2003. Desde então, gastou bilhões para tornar o time um dos grandes do futebol inglês, culminando na conquista da Copa dos Campeões.

A história de riqueza do Manchester City, anfitrião hoje, é mais recente. Em 2008, o clube foi adquirido pelo xeque Mansour bin Zayed al Nahyan, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos. Trilhando o mesmo caminho do rival, investiu em jogadores de ponta e levou o último Campeonato Inglês.

Neste ano, as equipes se destacam na competição. Ocupam a segunda e terceira posições da tabela, disputando o título com o líder Manchester United.


Endereço da página:

Links no texto: