Folha de S. Paulo


Nadadores da Austrália admitem uso de substância proibida em Londres-2012

Atletas da equipe de natação da Austrália confessaram ter usado substância proibida nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Cinco dos seis integrantes do time utilizaram Stilnox, proibido pelo Comitê Olímpico Australiano (AOC na sigla em inglês), na prova do revezamento 4x100 m livre.

A medicação tem por característica combater a insônia e foi ingerida pelos nadadores numa festa em Manchester, durante a preparação para o torneio.

O AOC pode punir os atletas James Magnussen, Eamon Sullivan, James Roberts, Matt Target, Tommaso D'Orsogna e Cameron McEvoy com perda de financiamento para o próximo ciclo olímpico.

"Uma das razões pelas quais concordei em participar daquela noite foi que estava me sentindo muito pressionado. Minha intenção era só ser normal por uma noite. Obviamente, olhando para trás agora, foi uma escolha ridícula. Eu me arrependo muito, mas não acho que tenha afetado minha performance", disse James Magnussen, campeão mundial dos 100 m livre, durante entrevista coletiva.

Nos Jogos de Londres, a natação australiana obteve o pior resultado do país nesta competição nos últimos 20 anos. Foram apenas 10 medalhas sendo uma de ouro.

Além de perderem patrocínios, existe a possibilidade de os atletas terem de devolver as premiações recebidas na Olimpíada.

David Gray/Reuters
Cameron McEvoy, James Magnussen e Eamon Sullivan durante coletiva de imprensa
Cameron McEvoy, James Magnussen e Eamon Sullivan durante coletiva de imprensa

Endereço da página: