Folha de S. Paulo


PSG mostra o seu novo símbolo e fala em 'ética e estética'

O Paris Saint-Germain, da França, mostrou nesta sexta-feira o seu novo símbolo, que tem basicamente o mesmo formato do antigo, mas agora sem o ano de fundação do clube e com maior destaque para o nome da cidade.

O novo logo, de acordo com o clube, "expressa a posição do clube em torno do legado de excelência que impõe a referência de Paris e aos seus dois valores: ética e estética". O símbolo só será estampado na camisa de jogo e de treino a partir da próxima temporada.

Thomas Coex/AFP
O símbolo antigo (à esquerda) do Paris Saint-Germain ao lado do novo, revelado nesta sexta-feira pelo clube
O símbolo antigo (à esquerda) do Paris Saint-Germain ao lado do novo, revelado nesta sexta-feira pelo clube

"A evolução do logo do Paris Saint-Germain marca uma etapa importante na implementação de nossa ambição: fazer do Paris Saint-Germain uma das maiores marcas mundiais do esporte", afirmou o presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi.

O berço, que representava o nascimento do monarca Luís XIV de Bourbon (1638-1715) na cidade de Saint-Germain-en-Laye, foi retirado. Com isso, houve aumento no tamanho da flor-de-lis, outro símbolo do antigo governante.

O PSG surgiu da fusão entre o Paris FC e o Stade Saint-Germain. No novo escudo, os nomes estão divididos. Paris fica em cima, sozinho, e Saint-Germain vai para baixo, substituindo a data de fundação do clube, 1970.

O Qatar Sports Investments, liderado por Nasser Al-Khelaifi, deu nova vida ao PSG em 2011, quando comprou a equipe e investiu pesado em reforços, como Thiago Silva, Ibrahimovic e Lucas.

Atualmente, o time, comandado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, lidera o Campeonato Francês com 51 pontos, três a mais que o segundo colocado Lyon. O PSG não conquista o nacional desde 1993/94.

Em janeiro, o New Orleans Hornets, time da NBA (a liga de basquete dos Estados Unidos), também mudou o seu símbolo e até mesmo o nome. Trocou os Hornets por Pelicans.


Endereço da página:

Links no texto: