Folha de S. Paulo


Lance Armstrong mentiu para Oprah, diz Agência Mundial Antidoping

O presidente da Wada (Agência Mundial Antidoping), John Fahey, afirmou que Lance Armstrong mentiu na primeira parte da entrevista que concedeu a Oprah Winfrey, na qual confessou o uso sistemático de doping.

O ex-ciclista americano disse que estava dopado em seus sete títulos da Volta da França, mas garantiu estar limpo nas edições de 2009, quando voltou após três anos de aposentadoria, e 2010.

"Provas da Usada [Agência Antidoping dos EUA] apontam que testes de sangue dele têm variações que com certeza mostram que ele estava dopado após 2005", disse Fahey ao jornal britânico "Daily Telegraph". "Acreditar na Usada ou nele?"

Fahey afirmou ainda que o ex-ciclista recentemente recusou um convite para depor sob juramento na Usada. "Ele foi aconselhado a, sob juramento, apresentar provas, apontando nomes e datas, para ser considerada uma redução de sua pena, de banimento para suspensão por alguns anos", afirmou.

Lance Armstrong, porém, nunca compareceu perante a Usada e preferiu dar sua versão a Oprah Winfrey. "Isso mostra o quanto ele foi sincero. Ele pretende controlar como sua história vai ser contada", afirmou Fahey. "O cara é uma fraude. Minha impressão dele vai mudar após a entrevista? Não."

Mentir em uma investigação pode complicar ainda mais a situação de Lance.

A americana Marion Jones, maior estrela do atletismo nos Jogos de Sydney-2000 com cinco medalhas (três ouros), nunca havia sido flagrada em um exame antidoping e negava veementemente o uso de substâncias proibidas. Em 2007, porém, ela admitiu a participação em um sistema de dopagem e teve as cinco medalhas cassadas.

No ano seguinte, foi condenada pela Justiça dos EUA a seis meses de prisão por mentir em investigação sobre uso de drogas no esporte.

Ao reconhecer o doping, Lance disse a Oprah que que não se sentia mal por isso, pois se vivia essa cultura no esporte. "Não via isso como uma trapaça", afirmou. "Não inventei essa cultura, mas não fiz nada para detê-la."

Líder do ranking mundial, o tenista sérvio Novak Djokovic afirmou que Lance é "uma vergonha para o esporte". "Merece sofrer", afirmou.

Vídeo

Vídeo

Vídeo

NA TV
2ª parte da entrevista
22h20 Discovery


Endereço da página:

Links no texto: