Folha de S. Paulo


Olimpíada mudará mais o Rio do que Londres, diz prefeito

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse neste domingo esperar que a Olimpíada cause "muito mais impacto" sobre o Rio do que teve sobre Londres.

Ele diz que o projeto carioca espalha melhor os benefícios ao atingir quatro localidades enquanto, em Londres, os novos aparelhos ficaram concentrados na região de Stratford, na zona leste da capital.

Paes afirma que, apesar de o projeto carioca colocar o Parque Olímpico na Barra, bairro nobre da cidade, há outros equipamentos em regiões degradadas, como a do porto. "A gente vai transformar muito mais do que eles [britânicos] transformaram. Até porque é uma cidade que precisa ser mais transformada mesmo", disse.

O prefeito diz que leva de Londres exemplos de como evitar a construção de elefantes brancos arquitetônicos. "Nos eventos, a gente viu que não era nada sofisticado, não fica elefante branco. O estádio de vôlei [em Earls Court] diria que era simplório. E é ótimo de ver lá e na TV."

Ele embarca na madrugada desta segunda-feira para o Rio levando a bandeira olímpica, que ficará exposta no Palácio da Cidade a partir do fim de semana. Na terça, Paes a levará para a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.


Endereço da página:

Links no texto: