Folha de S. Paulo


Com ajuda de Vettel, Webber vence e quebra jejum de 25 provas

O australiano Mark Webber foi o vencedor do GP Brasil, em São Paulo, neste domingo. O piloto da Red Bull brigava pelo vice-campeonato, mas terminou o Mundial de F-1 com uma terceira colocação. Mesmo assim comemorou bastante o resultado, pois quebrou um jejum de 25 provas sem vitórias.

'Motorzinho não tem muita potência', lamenta Barrichello
Foi uma das minhas piores temporadas, diz Massa
Irritado, Senna discorda de punição; Schumacher ironiza
Dispersos, torcedores até dormem durante corrida em Interlagos
Leia mais sobre a F-1

A última vez que terminou um GP no posto mais alto do pódio foi em agosto de 2010, quando venceu na Hungria. No ano passado, Webber também foi o terceiro na classificação final do Mundial de F-1. A vitória de hoje foi possível também graças ao companheiro de Red Bull, o alemão Sebastian Vettel.

Nelson Almeida/France Presse
Mark Webber com a taça de campeão do GP Brasil, em Interlagos
Mark Webber com a taça de campeão do GP Brasil, em Interlagos

Vettel, já consagrado bicampeão 2010/2011, largou na pole position e liderou até a 30ª volta, mas com problemas de câmbio (segundo o rádio da equipe) perdeu a liderança para Webber. Apesar dos problemas, ele manteve o ritmo mais rápido que os demais concorrentes. Não conseguiu fechar o ano com nova vitória (seria a 12ª).

O inglês Jenson Button, da McLaren, foi o terceiro e levou o vice-campeonato --ele terminou a temporada com 270 pontos. O quarto posto foi do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Já o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, terminou a temporada de forma melancólica. Teve de abandonar a prova na volta 48, com problemas no câmbio, quando era o sexto. Em 19 provas, o inglês foi ao pódio seis vezes, com três vitórias.

Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, foi o mais bem colocado. Terminou na quinta colocação --sua melhor posição na temporada e que se repetiu pela sexta vez. Rubens Barrichello, da Williams, teve um início ruim. Ele largou na 12ª posição, mas terminou a primeira volta em 20º. No final, foi o 14º. Bruno Senna, da Renault, foi o 17º.

A temporada 2012 tem início previsto para março, com o GP da Austrália, em Melbourne.

Arte/Folhapress

A PROVA

O GP Brasil iniciou sem chuva, de forma limpa e nenhum incidente. Vettel sustentou a primeira posição, seguido por Webber, Button e Alonso, que ganhou a posição de Hamilton (quinto). Massa também ganhou uma posição, passando para sexto. Bruno Senna manteve o nono lugar e Barrichello caiu de 12º para 20º.

As primeiras voltas foram monótonas, com quase nenhuma ultrapassagem. Até por isso o momento mais marcante foi uma disputa de posição entre Schumacher e Bruno Senna. Foi na décima volta, quando o alemão tocou o piloto da Renault na tentativa de ficar com o nono posto.

Numa tentativa de defender a posição, Bruno Senna tocou o bico da asa dianteira na roda esquerda traseira do rival. Schumacher levou o carro com o pneu furado até a área dos boxes. Já o piloto da Renault continuou na pista (parou três voltas depois) sem grandes avarias no carro, mas foi punido com um drive-through.

A punição praticamente tirou o brasileiro da briga pelo top-10. Ele caiu para as últimas posições e passou a brigar por um 15º lugar (foi o 17º). O mesmo ocorreu com Schumacher, que figurou quase toda a prova entre os últimos (foi o 15º).

Marcelo Sayão/Efe
Largada do GP Brasil com Sebastian Vettel, da Red Bull, na liderança
Largada do GP Brasil com Sebastian Vettel, da Red Bull, na liderança

Na ponta da prova, a exemplo das outras 18 provas da temporada, Vettel liderou com tranquilidade as 16 primeiras voltas, sendo ameaçado apenas após a primeira parada nos boxes. Foi a partir de então que o alemão viu seu companheiro de Red Bull, Webber, diminuir a diferença e fazer a ultrapassagem na 30ª.

Inicialmente, a Red Bull comunicou via rádio que Vettel estava com problemas no câmbio. O desempenho do alemão, contudo, não piorou. Ele conseguiu sustentar o segundo posto sem ser ameaçado por Alonso e Button, que disputavam o terceiro posto.

Os pilotos da McLaren, aliás, não fizeram uma boa prova. Button teve um ritmo inferior ao dos GPs anteriores, enquanto Hamilton, que até tinha um ritmo bom, abandonou na volta 48, com problemas no câmbio.

Assim, a temporada foi concluída com domínio da Red Bull, como foi durante todo o ano. A equipe austríaca só não teve vencedor em sete dos 19 GPS --China, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Japão e Abu Dhabi.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP BRASIL:

1. Mark Webber (AUS) - Red Bull - 1h32min17s464 (71 voltas)
2. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - +16s9
3. Jenson Button (ING) - McLaren - +27s6
4. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +35s0
5. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +66s7
6. Adrian Sutil (ALE) - Force India - a 1 volta
7. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - a 1 volta
8. Paul di Resta (ESC) - Force India - a 1 volta
9. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - a 1 volta
10. Vitaly Petrov (RUS) - Renault - a 1 volta
11. Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso - a 1 volta
12. Sebastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - a 1 volta
13. Sergio Perez (MEX) - Sauber - a 1 volta
14. Rubens Barrichello (BRA) - Williams - a 1 volta
15. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - a 1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIN) - Lotus - a 2 voltas
17. Bruno Senna (BRA) - Renault - a 2 voltas
18. Jarno Trulli (ITA) - Lotus - a 2 voltas
19. Jerome D'Ambrosio (BEL) - Virgin - a 3 voltas
20. Daniel Ricciardo (AUS) - Hispania - a 3 voltas
21. Vitantonio Liuzzi (ITA) - Hispania - não completou
22. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - não completou
23. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - não completou
24. Timo Glock (ALE) - Virgin - não completou


Endereço da página:

Links no texto: