Folha de S. Paulo


Alonso oferece ajuda a Massa para quebrar jejum de pódios

"A gente sofreu, a gente vem sofrendo". Assim disse o piloto Felipe Massa, da Ferrari, sobre o ano sem pódios e a sétima colocação no treino do GP Brasil, neste sábado, em Interlagos.

Em má fase, como admitiu, o brasileiro chegou a receber palavras de apoio do companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, quinto na classificação, que afirmou na entrevista anterior que pretende ajudá-lo a ficar entre os três primeiros, caso tenha oportunidade.

Sergio Moraes/Reuters
Massa ganha bolo e parte de carro por seus 100 GPs na Ferrari; clique na foto e veja galeria
Felipe Massa ganha bolo e parte de carro por seus 100 GPs na Ferrari; clique na foto e veja galeria

"Vou fazer de tudo para chegar lá do meu jeito, sem precisar de ajuda. Mas, se tiver, tudo bem, seria uma atitude de companheiro de equipe", respondeu Massa sobre o assunto.

O ferrarista ainda afirmou que não só o carro, como ele próprio necessita mudar para 2012.

"Lógico. Talvez o que me afetou mais não foi o acidente [na Hungria, em 2009, quando chegou a ficar afastado das pistas], mas entrar numa situação difícil, ficar sem vitórias. Uma vitória muda tudo, como aconteceu numa outra sequência que tive. E, claro, ter um carro competitivo, também".

Perguntado sobre o clima de crise em meio ao time com a maior torcida da F1, respondeu: "É como uma empresa. Quando está no azul [tendo lucro], tudo é mais fácil. Quando está vermelho, tem que trabalhar para ir para o azul".

"O clima às vezes é de cobrança. Mas vamos ver o que podemos fazer para que em 2012 eu não precise estar ouvindo esse tipo de pergunta na última corrida do ano".

Massa deu a sua versão para o sétimo lugar no grid deste domingo.

"Fui penalizado também porque não estava com uma diferença muito grande para o 11º lugar. Aí gastei um jogo de pneus e só entrei com mais um no Q3 [último qualificatório, só com os dez melhores]. Senão, daria para ganhar pelo menos mais uma posição", disse.

E completou, a respeito de uma possível mudança na condição do tempo: "Chuva é chuva, tudo pode acontecer, a chance de acidentes aumenta, e há chance de ter um resultado final bom".

O brasileiro foi presenteado pela escuderia italiana com um bolo por completar o centésimo GP pela equipe, neste domingo.

Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: