Folha de S. Paulo


Saúde responde

Voltei para a musculação e meu joelho parece frouxo. É normal?

Reprodução/Video

Voltei a fazer musculação e estou sentindo o joelho 'frouxo'. Não chega a doer, mas quando coloco a mão é como se estivesse bambo.
A.L.

Sentir o joelho "frouxo" é uma queixa comum em pessoas que, após um período sedentário, voltam a fazer exercícios. Por ser o responsável pela absorção de impacto, o joelho é uma das articulações mais exigidas.

Além da sensação de fraqueza no joelho, outra reclamação frequente é a de "areia, falta de lubrificação na região". Nesses casos o paciente escuta barulhos –a crepitação femoropatelar– ao se movimentar.

Essas sensações podem estar relacionadas a um controle inadequado dos músculos do quadríceps –usados para movimentação– decorrente do tempo sem atividade física.

Para voltar aos exercícios, é importante ter orientação de um especialista.

"Ao mesmo tempo, saiba escutar o seu corpo", diz Sérgio Piedade, membro da membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia.

Piedade ainda faz a tradicional indicação de alimentação e hidratação adequadas, além de boas noites de sono.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: