Folha de S. Paulo


Chocolate 'personalizado' para uso diário promete prevenir doenças

Newton Santos/Hype
Pessoa precisa tomar pílula eletrônica para identificação de desequilíbrios na flora intestinal
Pessoa precisa tomar pílula eletrônica para identificação de desequilíbrios na flora intestinal

Comer chocolate com um coquetel de bactérias que mantém o equilíbrio da flora intestinal e previne diversas doenças é a novidade científica chilena para tornar mais agradável o consumo de probióticos.

Para fabricar o chocolate adequado, antes é preciso conhecer as necessidades intestinais de cada pessoa, e para tal o paciente deve tomar uma pílula eletrônica que informa sobre seus níveis bacterianos e permite identificar desequilíbrios na flora intestinal, explicou nesta terça-feira (19) Santiago María Apud, cientista chilena do Imperial College of London, encarregada do projeto "Mela".

Com a informação obtida, é possível elaborar chocolates personalizados com os probióticos necessários para que cada pessoa evite doenças intestinais que afetem seu sistema imunológico.

O paciente deve ingerir a pílula eletrônica, ou "gutbot", uma vez por mês e consumir diariamente o chocolate com bactérias.

"'Mela' conjuga saúde com a rotina diária de se ingerir algo delicioso após as refeições, de tal maneira que não seja um problema ingerir o probiótico, e sim um prazer", destacou Apud.

"Nossa microbiota intestinal é muito relevante para a nossa saúde, mas é algo que muitos ignoram hoje em dia", explicou a especialista.


Endereço da página: