Folha de S. Paulo


Hospital de Câncer de Barretos faz campanha para arrecadar recursos

Márcia Ribeiro/Folhapress
Pacientes em um ambulatório de radioterapia do Hospital de Câncer de Barretos
Pacientes em um ambulatório de radioterapia do Hospital de Câncer de Barretos

O Hospital de Câncer de Barretos está promovendo uma campanha para arrecadar recursos de pessoas que queiram doar parte de seu imposto devido.

A instituição, que em 2016 atendeu 152 mil pessoas –todas pelo SUS–, possui um deficit operacional mensal de R$ 20,8 milhões.

"Esta destinação de recursos é fundamental para mantermos os programas gratuitos de excelência em tratamento, educação, prevenção e diagnóstico precoce que beneficiam milhares de pessoas em todo o país. A renda gerada ajudará a diminuir o deficit operacional em um momento de crescimento da nossa instituição", afirma Henrique Moraes Prata, diretor de Responsabilidade Social do Hospital de Amor, novo nome do Hospital de Câncer de Barretos.

Pessoas físicas podem deduzir até 6% de seu imposto devido. As doações podem ser feitas para o fundo da criança e do adolescente e para o fundo do idoso.

Já as empresas podem destinar até 8% do imposto de renda a pagar em projetos com incentivos fiscais desde que façam apuração no lucro real.

"O contribuinte não perde, já que o incentivo fiscal é um instrumento usado pelo governo para estimular atividades específicas por prazo determinado, permitindo que ele, contribuinte, escolha a destinação de uma parte dos impostos que já pagaria. Na prática, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução de iniciativas sociais, culturais, educacionais, de saúde e esportivas, em benefício de várias pessoas", diz Prata.

O diretor de responsabilidade social ressalta que as doações via lei de incentivo fiscal só tem validade para abatimento no ano seguinte quando realizada até o dia 30 de dezembro, na conta específica do projeto em vigor.

O passo a passo pode ser visto no site https://www.hcancerbarretos.com.br/incentivofiscal/


Endereço da página: