Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tem pó vindo de uma obra e sinto os olhos irritados. O que faço?

Cristian Baitg/Getty Images
Uma crise alérgica pode ter sido desencadeada
Uma crise alérgica pode ter sido desencadeada

Meu prédio está em obras e com muito pó. Tenho sentido meus olhos bastante irritados, mesmo longe da obra. O que posso fazer para amenizar?
R.H.

Possivelmente o que foi relatado está relacionado com um quadro alérgico.

Segundo Renato Ambrósio Jr., membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a poeira causada pela obra pode ter desencadeado uma crise alérgica que permanece presente mesmo quando a pessoa está distante da área em reforma.

Além disso, o quadro pode ter sido agravado por alguma disfunção lacrimal ou síndrome do olho seco que já estava presente anteriormente.

É importante que o leitor procure um oftalmologista para um diagnóstico mais preciso, considerando a possibilidade de uma conjuntivite alérgica.

"De forma geral, podemos orientar que é um péssimo hábito coçar os olhos, o que agrava alergia numa espécie de ciclo vicioso e pode também desencadear outros problemas para a saúde ocular", diz Ambrósio Jr..

O uso de um lubrificante ocular de boa qualidade pode amenizar os sintomas.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: