Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Falta de higiene bucal pode causar problemas no organismo?

BBC

Existe a possibilidade da minha higiene oral (ou a falta dela) causar problemas em outros órgãos do corpo, como o coração?
L.M.

Infecções na gengiva e doenças periodontais são possíveis fatores de risco para problemas cardiovasculares, como a grave endocardite –inflamação que atinge o coração– e a aterosclerose –formação de placas nas artérias. Essas doenças, caso não sejam tratadas, podem levar à morte.

Segundo Rodrigo Guerreiro de Moraes, cirurgião-dentista e membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), a persistência, a longo prazo, de uma higiene bucal ruim e de falta de visitas frequentes a dentistas podem elevar o risco de cáries e de doenças periodontais.

Essas condições, por sua vez, podem levar a níveis de inflamação na boca que aumentam a possibilidade de haver mais substâncias inflamatórias nos vasos sanguíneos. O quadro, finalmente, pode provocar problemas em outros órgãos.

"A saúde também deve começar pelo adequado cuidado com a boca", afirma Moraes.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: