Folha de S. Paulo


Saúde Responde

Tenho formigamento pelo corpo. O que pode ser?

Fractality/Flickr
Formigamentos localizados podem remeter a problemas no sistema nervoso periférico
Formigamentos localizados podem remeter a problemas no sistema nervoso periférico

Comecei a sentir meu corpo formigar ultimamente. Isso acontece a qualquer hora do dia, mesmo que eu tente fazer o sangue circular. O que pode ser?
J.S.

O formigamento é um sintoma comum e genérico. Muitas vezes ele é confundido com sensações de agulhada, fraqueza, dormência ou de peso.

"Se for generalizado, o indivíduo pode ficar alguns minutos ou até horas com a sensação. Outras pessoas acordam e sentem que não conseguem se mover", diz Osvaldo Nascimento, professor da Universidade Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Neurologia.

Normalmente, em casos de formigamentos mais generalizados, existe a possibilidade de se tratar de um problema no sistema nervoso central.

Já formigamentos mais localizados (como no braço ou na perna) costumam remeter a problemas no sistema nervoso periférico.

O problema também pode ser vascular.

Nascimento afirma que é importante consultar um neurologista para avaliação precisa do quadro.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: