Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho uma bolha na gengiva. O que faço, devo me preocupar?

svklimkin/Flickr
Mesmo não sendo algo comum, as bolhas podem ter sido causadas por queimaduras
Mesmo não sendo algo comum, as bolhas podem ter sido causadas por queimaduras

Estou com uma bolha na minha gengiva há cerca de três dias. Isso é normal?
H.G.R.

Bolhas na gengiva não são normais e é importante procurar rapidamente um estomatologista –especialidade dentro da odontologia.

Por serem bolhas recentes, há duas situações possíveis: elas podem ser resultado de uma queimadura por comidas ou bebidas ou podem ser sinal de um problema dentário.

Para o último caso, é possível que a fístula chegue a drenar pus. O dentista precisará verificar qual dente está com problemas e tratá-lo, o que incluirá a realização de um canal.

"Bolhas na gengiva não são comuns. Não adianta esperar passar, porque isso não vai acontecer", diz Fábio Alves, da câmara técnica de estomatologia do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).

A presença constante de bolhas pode indicar penfigoide, doença autoimune que costuma atingir as mucosas, como olhos e nariz. Nesse caso, o diagnóstico precoce é importante.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: