Folha de S. Paulo


Saúde Responde

Por que minha sobrancelha fica tremendo? Culpa do café?

wonderferret/Flickr
A mioclonia está associada a estresse e ansiedade
A mioclonia está associada a estresse e ansiedade

Por que minha sobrancelha esquerda treme aleatoriamente de vez em quando? Tem relação com tomar muito ou pouco café?
R.M.

Esse tremor recebe o nome de mioclonia. São contrações musculares bruscas, involuntárias e de breve duração, que ocorrem em rápidos intervalos no músculo orbicular do olho.

O tremor, que às vezes também ocorre nas pálpebras, pode, em alguns casos, estar associado a doenças como mal de Parkinson, epilepsia e esclerose múltipla, segundo Luiz Carlos Portes, consultor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

A mioclonia pode, sim, ser relacionada a consumo exagerado de café ou de álcool. Outras causas possíveis são estresse, ansiedade e carência de potássio ou magnésio.

"Muitas vezes não identificamos a causa", diz Portes, segundo o qual não necessariamente o problema precisa ser tratado, pois costuma desaparecer de modo natural. Em alguns casos, contudo, relaxantes musculares podem ser usados.

O controle do estresse pode auxiliar na prevenção da mioclonia.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: