Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho 26 anos e muitas varizes na perna. Vai piorar? O que faço?

Janis Petranis/Flickr
Varizes têm origem hereditária e a evolução é crônica
Varizes têm origem hereditária e a evolução é crônica

As varizes são veias torcidas ou dilatadas. Elas têm origem hereditária, a evolução é crônica e a condição é comum, atingindo de 20% a 50% da população brasileira.

Segundo Taciana Dini, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as varizes são mais comuns em mulheres do que em homens por conta das variações hormonais do ciclo menstrual, da gravidez e do uso de anticoncepcionais.

O problema precisa ser avaliado por cirurgiões vasculares e pode ser tratado com cirurgia, aplicação de laser ou pela escleroterapia –basicamente, secar as veias problemáticas.

"Caso não sejam tratadas, as varizes tendem a piorar com a idade", afirma Dini.

O tratamento é importante para evitar dores crônicas, manchas nos tornozelos (quadro conhecido como dermatite ocre) e até mesmo úlceras varicosas –que podem também se tornar crônicas e causar infecções.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: