Folha de S. Paulo


Saúde Responde

Minha unha não para de encravar. O que posso fazer?

Tom Driggers/Flickr
Normalmente o encravamento é causado pelo corte errado da unha ou uso de calçados apertados
Normalmente o encravamento é causado pelo corte errado da unha ou uso de calçados apertados

Unha encravada crônica tem cura? Ele encrava de dois em dois meses e a dor que sinto é horrível.
R.M.

O encravamento, um acontecimento bastante comum, ocorre quando a unha começa a penetrar na pele, o que causa dor e inflamação.

Normalmente, a condição é causada pelo corte errado da unha, que cria pontas que posteriormente penetrarão na pele, ou pelo uso de sapatos apertados, que cria pressão entre pele e unha.

"Não adianta só remover o canto, senão a unha volta a crescer e encrava", diz Glaysson Tassara, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O quadro pode ser curado com uma cirurgia rápida que remove, até a raiz, a faixa de unha que encrava. Depois, essa mesma faixa é "morta" (matricectomia) na raiz.

Um tratamento clínico possível é afastar a pele inflamada da unha e colocar na área um algodão para interromper o trauma. Esse algodão deve ser trocado constantemente e usado durante alguns meses, até que a unha cresça.

Tassara afirma que a forma correta de cortar a unha é deixá-las quadradas, evitando-se cortar os cantos.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: