Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho muita dor no pescoço. Bico de papagaio tem cura?

Craig Sunter/Flickr
Osteófito é o nome oficial do bico de papagaio
Osteófito é o nome oficial do bico de papagaio

Tenho uma dor no pescoço que não some. Os médicos dizem que as dores são provenientes de "bico de papagaio". Existe solução para isso?
A.P.

O osteófito, nome oficial do bico de papagaio, é causado pela artrose, ou seja, o desgaste dos tecidos de proteção entre as vértebras. Com essa deterioração, as extremidades dos ossos acabam se expandindo para tentar absorver melhor os impactos, o que cria as bordas salientes que geraram o nome popular do problema.

Há inúmeras explicações para o processo, como fatores hereditários, idade e postura errada.

As dores podem ser causadas por compressão da raiz nervosa na coluna ou por inflamação na área.

O tratamento do osteófito consiste em fisioterapia e, em casos de crises do problema, utilização de colar cervical.

"Deve-se fazer trabalho postural, utilizando a musculatura do pescoço e a postura da coluna cervical", afirma Moisés Cohen, professor titular de ortopedia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: