Folha de S. Paulo


Apesar de riscos, testosterona em gel ganha espaço em academias

jerryonlife/Flickr
Androgel é vendido sem a necessidade de retenção de receita
Androgel é vendido sem a necessidade de retenção de receita

Um medicamento na forma de gel é o mais novo objeto de desejo e de abuso por fisiculturistas, atletas e lutadores que buscam um atalho farmacológico na obtenção de mais músculos e disposição.

Diferente de outras formulações à base de testosterona, o Androgel, da farmacêutica Besins, é vendido sem a necessidade de retenção de receita, o que, na prática, significa livre comércio nas drogarias.

"Em toda academia tem alguém que vende anabolizante, é fácil de conseguir. Mas eu não queria tomar injeção e esse [Androgel] dá pra comprar na farmácia e é aplicado sobre a pele", disse à Folha um professor de muay thai na faixa dos 30 anos que não quis se identificar.

Segundo um exame laboratorial, sua testosterona estava abaixo do limite inferior esperado, de 300 nanogramas por decilitro (ng/dl). Ao somar, por conta própria, o resultado do exame com a percepção que andava cansado, resolveu testar o produto.

-

MAIS HORMÔNIO

Veja os efeitos desejados e os efeitos colaterais da testosterona em gel

O QUE É
A testosterona em gel é uma formulação do hormônio anabolizante que não exige retenção de receita por parte da farmácia, permitindo sua compra sem grandes dificuldades e sem recorrer a traficantes

ABUSO
A formulação foi aprovada para uso em pessoas que precisam fazer reposição de testosterona, mas ela tem sido usada por atletas e fisiculturistas que buscam mais disposição e um corpo mais forte e bonito

Veja os efeitos da testosterona em gel

OUTROS RISCOS

EM MULHERES
> Aumento do clitóris
> Surgimento de pelos
> Alteração da voz

EM CRIANÇAS
> Puberdade precoce
> Estatura reduzida

  • Pode ser flagrado em exame antidoping

-

Ele conta que usou o Androgel ao longo de 20 dias, em uma dose abaixo do que seria geralmente recomendada. "Me senti melhor, mais disposto. Não sei se foi o psicológico [efeito placebo], que a gente sabe que existe, mas me senti bem. Não sei se quero usar mais, mas certamente recomendaria para um amigo", afirma.

Um personal trainer que também pediu para não ter o nome revelado diz ter feito uma escolha "consciente" ao empregar o Androgel: "Nunca tinha usado nada e pra mim o resultado foi muito bom. Me sinto muito mais forte e a libido aumentou absurdamente", diz. "Pesquisei bastante e até pedi a opinião de médicos e nutricionistas", diz.

PROBLEMAS

Para ele, que usou o medicamento por menos de um mês, houve efeitos colaterais importantes: "Senti muita tontura e dores de estômago e cheguei até a passar mal. Outra coisa foi a irritabilidade, algo natural da testosterona. Eu tento pensar: 'Calma que eu estou tomando esse negócio' Aí eu respiro fundo e tento manter o controle emocional da situação. Ainda bem que sou um cara bem tranquilo."

Além desses efeitos colaterais mais imediatos, outros podem surgir, como acne, aumento da próstata (maior risco de câncer), infarto e ginecomastia (aumento da glândula mamária em homens). "Mas há médicos que já receitam outro remédio, se for o caso, para tomar junto e evitar a ginecomastia", afirma o personal trainer.

"Uma complicação importante é que o organismo saudável pode simplesmente parar de produzir naturalmente a testosterona -o que pode até levar à infertilidade", adverte Archimedes Nardozza, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia.

Para atletas que usam a droga para melhorar a performance, também há preocupação com exames antidoping, já que a concentração do hormônio no sangue pode subir a um nível acima dos 900 ng/dl –limite superior na faixa de normalidade para homens.

"Tudo que se consegue muito rápido, da noite para o dia, não se mantém. Isso vale tanto para dieta para perder peso quanto para a obtenção de massa magra", diz a médica nutróloga Liliane Oppermann. "O timing é importante –ninguém fica forte em um mês. E, se fica, é com prejuízo para a saúde."

"Não acho que seja ingenuidade dessas pessoas. É querer ser espertinho, não querer ir ao médico", diz.

Liliane explica que a escolha da dieta e dos suplementos alimentares –e medicamentos, se for o caso– que vão ajudar alguém a alcançar seus objetivos é individual.

São levados em conta fatores como a rotina diária e o histórico familiar para doenças como câncer, por exemplo.

REGRA DISTINTA

Por ser uma formulação em gel de uso tópico, o medicamento Androgel não segue a mesma regulamentação de formulações injetáveis de testosterona e de outros medicamentos anabolizantes.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a depender da demanda da sociedade ou caso a Polícia Federal detecte uso irregular ou maior necessidade de controle, é possível que o medicamento passe a ser vendido com retenção da receita médica.

Essa discussão, porém, ainda não acontece no âmbito da agência.

Para Archimedes Nardozza, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, é um "absurdo" que não se retenha na farmácia a receita do Androgel.

"A gente vive brigando com a Anvisa: a testosterona é a mesma! Agora as pessoas 'descobriram' o gel e que não é necessário ter receita para comprá-lo."

"Mesmo para a Desins [laboratório], não é algo bom. Apesar de ter mais vendas, a imagem do remédio fica manchada", afirma Nardozza.

Para o ginecologista César Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a apresentação em gel é "biologicamente interessante".

"Diferentemente da substância em um comprimido, que tem que passar pelo fígado –onde a droga é metabolizada e pode perder potência–, a formulação em gel permite que ela chegue sem alterações na corrente sanguínea", explica o médico.

Para ele, também existe o problema de não haver formulações seguras de testosterona em gel para mulheres –que fisiologicamente têm menos do hormônio no sangue. O uso por elas pode causar virilização indesejada do corpo feminino e outros riscos.

Em nota, a farmacêutica Besins Healthcare afirma que "realiza junto aos médicos um trabalho educativo com o objetivo de informá-los sobre o uso do Androgel para o tratamento do hipogonadismo [masculino]". Com relação aos pacientes, "a empresa oferece informações sobre seus produtos, conforme a bula aprovada pela Anvisa, quando é acionada através de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor".


Endereço da página: