Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho anemia e minha ferritina está alta. O que faço?

Alisha Vargas/Flickr
Anemia macrocitose e o aumento da ferritina não necessariamente estão relacionados
Anemia macrocitose e o aumento da ferritina não necessariamente estão relacionados

Tenho anemia com macrocitose e a ferritina está alta. Descobri faz uns vinte anos. Hoje, com 60 anos, minha preocupação aumentou. A ferritina alta prejudica o fígado? O que posso fazer para normalizá-la?
C.T.

A anemia com macrocitose (glóbulos vermelhos maiores que o normal) não necessariamente está relacionada ao aumento da proteína ferritina no sangue.

A ferritina é produzida no fígado, não é danosa a ele e o exame laboratorial é usado para inferir o estoque de ferro no corpo. A quantidade dela, contudo, pode variar em qualquer doença que cause inflamação, em pessoas que bebem álcool com frequência e em pessoas obesas, por exemplo.

"A primeira providência é tentar descobrir a causa do aumento da ferritina, e não tentar 'tratar' o exame. Ele é apenas indicativo de que algo não vai bem", diz Kleber Fertrin, da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

A anemia com macrocitose também pode ter uma série de origens, como doenças do fígado e uso de alguns medicamentos. Deve-se procurar um especialista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: