Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Sardas surgiram depois de tomar muito sol. Devo me preocupar?

Balint Földesi/Flickr
Use filtro solar
Use filtro solar

Tenho pele clara e tomei muito sol. Algumas sardas surgiram. Devo me preocupar e pensar em retirá-las? Elas podem aumentar?
J.M.

Em primeiro lugar, vale repetir o clássico aviso: sempre use filtro solar.

A sua utilização reduz o aparecimento de manchas, além de diminuir os riscos de desenvolvimento de câncer de pele.

Se as sardas forem somente uma questão estética, é possível tratá-las. Contudo, é necessário se consultar com um especialista. "Apesar de infrequente, às vezes as pessoas chamam de sarda o que podem ser lesões perigosas", afirma o dermatologista Davi de Lacerda.

As sardas são caracterizadas por pontos nos quais houve uma produção maior de melanina.

"Um check-up com um dermatologista é sempre útil, já que, com o exame clínico, o profissional geralmente pode dizer do que se trata precisamente", diz Lacerda.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: