Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho desvio de septo. Será que preciso operar?

Iain Farrell/Flickr
Septo é a estrutura que fica no meio do nariz
Septo é a estrutura que fica no meio do nariz

Meu médico disse que tenho desvio de septo e preciso operar. É realmente necessário? Quando a operação é indispensável?
G.L.

O septo é a estrutura que fica no meio do nariz e o divide em duas partes. "As fossas nasais são como corredores com uma parede no meio, o septo", diz Olavo Mion, presidente da Academia Brasileira de Rinologia.

Essa "parede" muitas vezes não é totalmente reta. Caso a curvatura seja muito grande e impeça a passagem de ar em uma ou em ambas as fossas, uma cirurgia pode ser necessária.

"A partir do momento em que começa a incomodar ou causar alguma doença, é necessário corrigir."

Segundo Mion, a obstrução pode provocar acúmulo de secreção que, além de atrapalhar a respiração, possibilita sinusite crônica e infecções.

O desvio de septo pode ter origem congênita ou ser causado por traumas, como batidas, no nariz.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: