Folha de S. Paulo


É normal a vacina da hepatite B não funcionar?

Meu médico disse que a vacina contra hepatite B não funciona em mim. Isso é normal? O que eu devo fazer?
U.T.S

Eduardo Knapp/Folhapress
Mulher recebe vacina no Instituto Central do Hospital das Clínicas, em São Paulo
Mulher recebe vacina no Instituto Central do Hospital das Clínicas, em São Paulo

A eficácia da vacina contra hepatite B varia entre 93% e 100% e em idosos pode ser menor.

A confirmação da proteção é verificada por exame de sangue. Quando a proteção não tem sucesso, deve-se tentar a revacinação, segundo Lessandra Michelim, da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Em algumas pessoas, ainda assim não ocorre proteção porque o organismo não produz anticorpos suficientes. Nesses casos, pode ser indicada aplicação de imunoglobulina em caso de possível exposição ao vírus.

Estima-se que entre 2,5% e 5% da população não responda à vacina, mas é importante tomá-la. "É a forma mais eficaz de proteção", diz Michelim.

Tabagismo, obesidade, diabetes e doenças imunossupressoras podem interferir na vacina.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: